Clinipam
Home > Notícias > Ortopedia: Prevenção e Cuidados Essenciais

Ortopedia: Prevenção e Cuidados Essenciais

Publicado em: 22/10/2024 Ortopedia: Prevenção e Cuidados Essenciais

Principais causas das doenças ortopédicas

No geral, as doenças ortopédicas são resultantes de uma combinação de fatores, como traumas, desgaste natural do corpo e condições congênitas. Entre as principais causas podemos citar as lesões decorrentes de acidentes, quedas e práticas esportivas inadequadas.
É muito importante ter em mente que a prática de atividades físicas sem a supervisão correta ou sem o devido aquecimento podem levar a distensões e lesões nos tendões e ligamentos, como a tendinite e a bursite.
Fatores degenerativos, como a osteoporose, também podem estar relacionados a esse tipo de problema. Esta condição é caracterizada pela perda de massa óssea e pode ser exacerbada por fatores como a idade avançada, sedentarismo e deficiências nutricionais.

Fatores que contribuem para o desenvolvimento de doenças ortopédicas

Vários fatores contribuem para o desenvolvimento de doenças ortopédicas, mas o estilo de vida é um dos mais relevantes.
O sedentarismo, por exemplo, é um grande ponto de atenção; Acontece que a falta de atividade física enfraquece os músculos que suportam as articulações. Além disso, hábitos posturais inadequados durante atividades diárias também podem levar ao desenvolvimento de problemas na coluna e nas articulações.
Outro fator importante é a alimentação. Uma dieta pobre em nutrientes essenciais, como cálcio e vitamina D, pode aumentar o risco de doenças como a osteoporose.
Por fim, o tabagismo e o consumo excessivo de álcool também são considerados fatores de risco significativos para o desenvolvimento dessas condições, pois afetam negativamente a saúde óssea e muscular.

Quais são os principais sintomas?

Os sintomas das doenças ortopédicas variam, mas costumam incluir dor nas articulações, rigidez e dificuldade de movimento. Muitas vezes, essas dores se intensificam durante atividades físicas ou após um tempo longo sem movimento.

Sinais comuns de doenças ortopédicas

Fique atento a sinais como inchaço nas articulações afetadas, calor local e diminuição da amplitude de movimento. Em casos mais graves, pode haver deformidades visíveis nas articulações ou nos ossos.
Lembre-se que o mais importante para tratar esse tipo de problema, é procurar um médico assim que notar alguma alteração significativa na mobilidade, ou em caso de dor persistente. Somente o profissional poderá trazer um diagnóstico e definir o melhor tratamento para cada situação.

Quais exames podem identificar doenças ortopédicas?

No geral, os exames usados para identificar doenças ortopédicas são exames de imagem, como radiografias, que possibilitam a visualização da fratura ou alterações estruturais nos ossos.
Também podem ser solicitados alguns exames laboratoriais, com a intenção de descartar condições inflamatórias ou infecciosas que possam estar contribuindo para os sintomas ortopédicos. O diagnóstico precoce é fundamental para iniciar um tratamento eficaz.

Exames diagnósticos para doenças ortopédicas

Os exames mais comuns incluem:
• Densitometria óssea: com o objetivo de avaliar a densidade mineral dos ossos;
• Ressonância Magnética (RM): exame de imagem que não utiliza radiação;
• Ultrassonografia: exame simples, também não utiliza radiação e não é invasivo;
• Tomografia Computadorizada: exame de imagem que utiliza raio-X na captação de imagens.

Existe tratamento para doenças ortopédicas?

Existem diversos tratamentos disponíveis para as doenças ortopédicas, mas estes variam de acordo com a gravidade da condição. Em muitos casos, o tratamento inicial pode incluir fisioterapia, medicamentos anti-inflamatórios e mudanças no estilo de vida.
Porém, como mencionado anteriormente, a depender da gravidade do caso, realizar intervenções cirúrgicas pode ser necessário. O tratamento deve sempre ser personalizado com base nas necessidades específicas do paciente e na natureza da doença ortopédica.
Por isso, não deixe de buscar ajuda médica assim que identificar qualquer sintoma, e siga corretamente o tratamento indicado pelo seu médico.
Para ter atendimento médico de qualidade, conte com os planos de saúde da Clinipam, uma empresa Hapvida Notredame Intermédica.