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Plano empresarial para pequenas empresas
Publicado em: 24/04/2024
Plano empresarial de saúde: Quais os benefícios e vantagens para pequenas empresas?
Oferecer um plano de saúde é um diferencial importante na hora de atrair e reter talentos para uma empresa. De acordo com uma pesquisa da Catho, plataforma de classificados de empregos, para 70% dos candidatos a vagas no mercado de trabalho é extremamente significativo ter um plano de saúde como benefício.
Cada vez mais, proprietários dessas pequenas empresas estão percebendo o quanto é importante oferecer um plano de saúde para os colaboradores, uma vez que as micro e pequenas empresas foram responsáveis por 80,1% do total de empregos com carteira assinada no Brasil, em 2023. Os dados são de um levantamento do Sebrae com base em dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).
Por isso, neste post, preparamos um guia para ajudar o pequeno empresário na hora de contratar um plano de saúde.
O que é um plano de saúde empresarial?
O plano de saúde é um benefício fornecido pela empresa, que possibilita que o colaborador tenha uma assistência médica privada, com a disponibilidade de exames, consultas médicas e, até mesmo, internações. A empresa paga parcial ou integralmente o custo do plano de saúde em nome de seus funcionários. Também existe a possibilidade de os colaboradores adicionarem familiares ao plano e, assim, garantir uma proteção mais estendida e de qualidade para todos.
As vantagens em ser uma empresa pequena com plano de saúde empresarial
Além de garantir a saúde do trabalhador, os planos podem melhorar até mesmo a rotina de trabalho, permitindo que o funcionário se mantenha mais focado no serviço. Investir em um plano de saúde é vital para a boa imagem da empresa, a satisfação dos funcionários e a melhoria da produtividade.
Quando um trabalhador se sente valorizado, ou melhor, cuidado pela empresa a que se dedica, é normal que ele tenha uma maior motivação, logo, seja mais produtivo. O resultado são funcionários mais proativos que realmente querem contribuir para o crescimento da empresa.
Como escolher um bom plano empresarial de saúde para a sua empresa?
Na hora da contratação do plano de saúde empresarial é preciso verificar se a abrangência é nacional, que pode ser usada em todo o Brasil, ou regional, para que o colaborador possa utilizar somente em uma determinada região do país.
Todos os planos de saúde possuem algumas coberturas obrigatórias, que são as acordadas na contratação, e existem outras que são disponibilizadas fora da obrigatoriedade. Além de tudo isso, por mais que realize a contratação com valores combinados, é importante a empresa ter uma reserva para as alterações de valores. No caso da faixa etária, por exemplo, assim que mudam de idade, é automaticamente cobrado um reajuste.
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Como funciona a contratação de um plano empresarial de saúde?
Os planos de saúde para pequenas e médias empresas são do tipo coletivo empresarial e devem ser contratados via CNPJ.
Empresas de pequeno ou médio porte estão aptas para contratar um plano de saúde desde que estejam em dia com a Receita Federal e regularmente inscritas na Junta Comercial ou em um órgão equivalente. Para contratar um plano de saúde empresarial, é necessário fornecer alguns documentos, como cópias do contrato social da empresa, comprovante de CNPJ, lista dos funcionários a serem incluídos no plano, entre outros documentos específicos solicitados pela seguradora.
Como incentivar os funcionários a utilizar o plano empresarial de saúde?
A partir do momento em que a pequena empresa contrata um plano de saúde, é importante que o gestor promova encontros com os funcionários para que eles compreendam completamente os benefícios do plano de saúde oferecido pela empresa.
Isso pode ser feito por meio de reuniões, e-mails informativos, materiais impressos e até mesmo sessões de perguntas e respostas. Também é importante educar os colaboradores para que eles usem o plano de saúde em casos de real necessidade.
Se você tem uma pequena empresa, saiba que a contratação de um plano de saúde cada vez mais será um diferencial perante colaboradores e perante os consumidores do seu produto ou serviço.