Home

Dia do homem: você sabe o que é andropausa?

O Dia do Homem, celebrado em 15 de julho no Brasil, reforça a importância do autocuidado e promove a saúde masculina como forma de melhorar a qualidade de vida.

15 de Julho de 2022

Médica sorridente examinando um paciente idoso com um estetoscópio, simbolizando a consulta médica e o tema da andropausa para o Dia do Homem.

No Brasil, o dia 15 de julho é reservado para conscientizar e incentivar o público masculino sobre a importância de cuidar da saúde

Desde 1992, comemora-se o Dia do Homem em 15 de julho. A data está ligada fortemente ao incentivo à prevenção da saúde masculina. E, aproveitando essa ocasião, vamos falar hoje no nosso blog sobre a andropausa: momento em que ocorrem mudanças hormonais nos homens. A perda natural da testosterona pode causar alguns desconfortos, a partir dos 45 anos. Em alguns casos, podem surgir alguns sintomas que não devem ser motivo de preocupação.
 
Não há um padrão de sinais capazes de caracterizar a andropausa. A ciência ainda não conseguiu chegar a um consenso sobre isso. O que a comunidade científica concluiu é que a queda de hormônios é diferente nos organismos masculino e feminino. A andropausa é praticamente assintomática. Já nas mulheres, o fenômeno correspondente é a menopausa (quando a menstruação cessa), um período em que grande parte delas relata mudanças de humor, sensações abruptas de calor intenso e até dores.
 
Mesmo não sendo severa como a menopausa, a andropausa pode apresentar alguns sintomas relacionados à disfunção sexual, além de fraqueza, dificuldade para dormir e fatores psicológicos.
 

Confira os principais sintomas da andropausa:

 
- diminuição do libido;
 
- redução da força e massa muscular;
 
- interferência na parte cognitiva, especialmente na memória;
 
- alterações de humor e irritabilidade;
 
- sentimentos negativos e tendência à depressão;
 
- aumento da gordura corporal e fadiga crônica.
 
Se os sintomas descritos acima atrapalharem a qualidade de vida, procure ajuda médica.
 

A importância dos hábitos saudáveis

 
Ainda que a menopausa e a andropausa não possam ser qualificados como síndrome ou uma doença, o processo de envelhecimento natural pode ser atenuado com hábitos saudáveis, como atividades físicas regulares, alimentação equilibrada e acompanhamento médico. Esses são os pilares essenciais para quem busca passar por diferentes ciclos de vida sem maiores problemas.
 
Além disso, o estilo de vida saudável ajuda a evitar e controlar doenças crônicas como a hipertensão e diabetes. A alimentação equilibrada também ajuda a fortalecer a imunidade e prevenir enfermidades.
 
Dormir bem também é sinônimo de qualidade de vida. O estresse de quem não dorme bem pode aumentar os níveis de cortisol e, consequentemente, o desequilíbrio do organismo.
 
O abuso de álcool e o tabagismo também diminuem a produção de testosterona e podem causar a andropausa precoce.