15/06/2023
Prezado(a) Cliente, Informamos que, a partir de 1º de julho de 2023, o Centro Clínico Centro, localizado na Rua Monsenhor Celso, no 98, Centro, Curitiba - PR, e o Centro Clínico Pinhais, localizado na Av. Maringá, no 166, Centro, Pinhais - PR, passarão a atender exclusivamente consultas eletivas, com hora marcada. Especialidades:Centro Clínico Pinhais Clínico Geral, Dermatologia, Endocrinolgia e Metabologia, Geriatria, Ginecologia e Obstetrícia, Nefrologia, Neurologia, Nutrologia, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria, Psiquiatria e Urologia. Centro Clínico Centro Cirurgia aparelho digestivo, Cirurgia Geral, Medicina da Família, Coloproctologia, Dermatologia, Endocrinologia e Metabologia, Reumatologia, Gastroenteorologia, Genética Médica, Geriatria, Ginecologia e Obstetrícia, Hepatologia, Nefrologia, Neurologia, Nutrologia e Urologia. O Hospital Ônix Mateus Leme receberá as demandas de Pronto Atendimento Adulto dos Centros Clínicos. Hospital Ônix Mateus LemeEndereço: Rua Mateus Leme, no 2.600Curitiba - PRAtendimento Adulto: 24h
07/06/2023
Prezado(a) beneficiário(a),Fique atento ao horário especial de atendimento nas nossas Unidades, dia 08 de junho, no feriado de Corpus Christi.PARANÁNeste dia, 08 de junho, os demais Centros Clínicos, CMD e Notrelabs estarão fechados.SANTA CATARINANeste dia, 08 de junho, o Notrelabs estará fechado.Conte com a Hapvida NotreDame Intermédica sempre que precisar.
01/06/2023
Prezado(a) Cliente,Informamos que a partir de 1º de julho de 2023, os serviços de Pronto Atendimento Infantil e Pronto Socorro, que eram realizados pelo: HOSPITAL MENINO DEUS, localizado na Av. Visconde de Guarapuava, nº 355, Alto da XV, Curitiba-PR, e o HOSPITAL PEQUENO PRÍNCIPE, localizado na Rua desembargador Motta, nº 1.070, serão absorvidos pelo Centro Clínico Mercês.Centro Clínico MercêsEndereço: Av. Manoel Ribas, nº 552Curitiba - PRPronto Atendimento Pediátrico: 24h
01/06/2023
No Brasil, cerca de 10 milhões de pessoas convivem com a osteoporose. No entanto, apenas cerca de 2 milhões sabem que têm a enfermidade, que provoca 200 mil mortes por ano no país. É que a osteoporose causa complicações clínicas em caso de fraturas, além de dor crônica, depressão e perda da independência.
As mulheres são as mais afetadas pelo problema. O Ministério da Saúde aponta que para cada homem que sofre com a osteoporose, três mulheres apresentam a doença. O órgão também estima que cerca de 50% das mulheres e 20% dos homens com idade igual ou superior a 50 anos sofrerão uma fratura por conta da osteoporose na vida.Vale dizer que, nas mulheres, a incidência é maior em decorrência da menopausa. Nesta fase, a ausência do hormônio feminino estrogênio leva a uma redução na formação óssea.No artigo de hoje, saiba quais são as causas que provocam a enfermidade, quais os sintomas e como preveni-la?
Mas afinal, o que é osteoporose?
A osteoporose é uma doença causada pela diminuição da massa óssea e deterioração do tecido ósseo, podendo levar ao aumento da fragilidade dos ossos e, consequentemente, o risco de fraturas - sobretudo na coluna, no braço, no quadril ou no fêmur, que é o osso da coxa.
Trata-se de uma enfermidade silenciosa e geralmente não apresenta sintomas graves. Entre os mais comuns estão a dor na coluna, postura curvada e diminuição da altura (pelo menos dois centímetros).
A doença não tem cura. No entanto, o tratamento consiste em melhorar a qualidade de vida do paciente e diminuir o risco de fraturas. A terapia geralmente inclui a prática de exercícios físicos e o uso de suplementos e medicamentos que ajudam a melhorar a reabsorção de cálcio e formar a massa óssea.
Diagnóstico da osteoporose
Por ser uma doença silenciosa, como falamos no tópico anterior, é identificada, na maioria das vezes, através de exames feitos após a ocorrência de fraturas. O especialista que acompanha os pacientes que são acometidos por essa doença é o ortopedista. Ele faz a avaliação dos sintomas e sinais apresentados pelo paciente, o histórico da sua saúde e também a herança genética que recebeu da família.
Além disso, o ortopedista pode solicitar ainda exames de sangue para complementar o diagnóstico. São eles: hemograma completo, dosagem de cálcio e vitamina D. A avaliação pode incluir ainda a densitometria óssea, que é um exame de imagem que avalia a massa óssea.
Quais são as causas da osteoporose?
A causa da osteoporose é a diminuição da massa óssea, que deixa os ossos mais frágeis. Essa doença está diretamente relacionada ao envelhecimento e acomete as pessoas a partir dos 50 anos.
No entanto, alguns hábitos ligados ao estilo de vida podem favorecer o surgimento da doença. São eles:
· Doenças endócrinas (diabetes ou hiperparatireoidismo);
· Deficiência de cálcio e/ou vitamina D;
· Sedentarismo;
· Menopausa nas mulheres;
· Alimentação inadequada;
· Tabagismo;
· Anorexia nervosa;
· Alcoolismo;
· Uso de alguns tipos de medicamentos;
· Deficiência na produção de hormônios.
Além disso, algumas doenças também podem ser uma porta de entrada para a osteoporose. São elas: câncer, HIV, artrite reumatoide, hemofilia, insuficiência renal e talassemia.
Como prevenir a osteoporose
A boa notícia é que essa doença pode ser prevenida e a adoção de hábitos saudáveis também pode amenizar os sintomas de quem sofre com a osteoporose.
Primeiramente, a prevenção da osteoporose é feita com a ingestão de cálcio regularmente e vitamina D. É que a absorção do cálcio depende da vitamina D. A atividade física também estimula a formação de massa óssea, por isso, quem não tem o hábito de mexer o esqueleto, deve incluir os exercícios na rotina o quanto antes.
Aliás, a prevenção para a doença pode começar desde a infância. Especialistas apontam que vários fatores podem influenciar na saúde dos ossos, entre eles estão as questões genéticas, nutricionais, hormonais e o estilo de vida.
Por isso, é preciso incentivar as crianças a terem uma boa ingestão de cálcio, que é encontrado, principalmente, no leite e seus derivados. Os níveis de vitamina D também devem ser acompanhados ao longo da vida, sendo o sol a principal fonte de absorção. Outras fontes são peixes com maior índice de gordura e cogumelos.
A vitamina K e o magnésio também complementam as fontes necessárias para os ossos saudáveis e essas recomendações valem para crianças e adultos. Os alimentos ricos em vitamina K são a couve e demais vegetais de folhas verdes, amora, ovos e carnes.
Por fim, como já dissemos neste artigo, a atividade física é uma grande aliada para manter a saúde óssea. E os exercícios que trazem mais benefício para prevenir e tratar a osteoporose são aqueles que têm o impacto, que causa a tração do músculo no osso, como a musculação e a corrida, por exemplo.
Quem é leitor do nosso blog já ouviu dizer que defendemos a teoria de que prevenir é melhor que remediar. E, neste sentindo, quem opta pela medicina preventiva e realiza um
acompanhamento constante com um médico de família está um passo à frente na construção de um envelhecimento com qualidade de vida e bem-estar. Afinal, são nossas atitudes do presente que irão influenciar na saúde que teremos no futuro. E a longevidade depende do nosso estilo de vida.
Quem possui um plano de saúde está mais propenso a manter o check up em dia e, paralelamente, adotar e cultivar hábitos saudáveis, que contribuem com a redução do risco do aparecimento de doenças e tem mais facilidade para controlá-las. Por isso, convidamos os leitores para conhecerem nossos produtos neste link https://gndisul.com.br/orcamentoAté a próxima!
24/05/2023
Prezado(a) Cliente,
Informamos que, a partir de 20 de junho de 2023, o LABORATÓRIO NOTRELABS PINHAIS, localizado na Av. João Leopoldo Jacomel, nº 12.595 - Jardim Guairaca - Pinhais - PR, suspenderá suas atividades, temporariamente, para melhorias em suas instalações.De forma a assegurar o acesso à manutenção do atendimento prestado aos nossos beneficiários, informamos abaixo os Laboratórios que irão suprir os atendimentosNOTRELABS COLOMBO
Endereço: Rua Roberto Lambach
Falavinha, nº 294 - Maracanã, Colombo - PR
Horário de Funcionamento:
6h30 às 13h de segunda a sábadoCENTRO DE MEDICINA DIAGNÓSTICA CMDEndereço: Avenida Nossa Senhora da Luz,
nº 2169 - Jardim Social - Curitiba - PR
Horário de Funcionamento:
6h30 às 17h de segunda a sexta-feira.
6h30 às 13h aos sábados
23/05/2023
Planta é utilizada há séculos por suas faculdades medicinais e, na atualidade, é apreciada sobretudo por quem busca a boa forma As flores de hibisco são perfumadas e possuem um aroma bastante agradável. E o botão seco da planta, cujo nome científico é Hibiscus sabdariffa, é usado para uma infusão que se tornou queridinha do público adepto a um estilo de vida saudável. Uma das propriedades do chá de hibisco reconhecida na atualidade é auxiliar no processo de emagrecimento, mas o ingrediente medicinal é usado há séculos. Afinal, o chá de hibisco é rico em flavonoides, vitamina C e ácidos orgânicos, que contribuem com a saúde. Tais propriedades ajudam a controlar a pressão arterial, por exemplo. No entanto, para que surtam bons efeitos no funcionamento do organismo, o consumo da infusão deve ser regular. Leia neste artigo para que serve o chá de hibisco. Os principais benefícios da bebida são:1. Diminuir a pressão arterialPrevenir e controlar a hipertensão arterial leve e moderada é uma das virtudes da erva perfumada, que pode favorecer o relaxamento dos vasos sanguíneos. Estima-se que esse benefício resulta da presença de antocianinas em sua composição, o que garante as propriedades antioxidantes e o efeito diurético.2. Melhorar a saúde do coraçãoA planta também ajuda a diminuir o colesterol "ruim", o LDL, e os triglicerídeos, além de contribuir com o aumento do colesterol "bom", o HDL. É porque a erva provoca a supressão na síntese de ácidos graxos no fígado, o que favorece a queima de gordura no organismo e a diminuição dos triglicerídeos. Essa ação explica ainda porque o chá de hibisco emagrece. 3. Regular o açúcar no sangueO chá de hibisco é capaz de inibir a atividade de algumas enzimas pancreática e intestinal que é responsável pela digestão dos carboidratos no intestino delgado. Em razão dessa faculdade, a bebida ajuda a evitar picos de glicemia e uma excreção excessiva de insulina.4. Coadjuvante na perda de pesoA erva possui em sua composição polifenóis, principalmente antocianinas, flavonoides e outros compostos fenólicos, como o galoil, o ácido clorogênico, a quercetina e o ácido cafeico. Todos esses componentes contribuem com a perda de peso. Por isso, a planta é indicada, inclusive por nutricionistas, para quem quer fazer as pazes com a balança e para a prevenção da obesidade. Acredita-se também que a bebida promove o controle do apetite, pois alguns estudos apontam que o botão seco da flor age a favor de alguns hormônios, como a grelina e a leptina, que estão relacionados com a redução da fome. 5. Faz bem para o fígadoA bebida pode inibir a produção de ácidos graxos no fígado, o que pode representar melhora do funcionamento do órgão. Por essa razão também evita o quadro de gordura no fígado. 6. Possui propriedades antioxidantesPor ser rico em polifenóis, principalmente antocianinas, que inibem o estresse oxidativo e evitam a formação dos radicais livres, a planta previne o envelhecimento precoce, além de doenças como o câncer. 7. Impede ação de bactériasAlguns estudos apresentam propriedades antimicrobianas do hibisco, que ajudam a impedir a atividade de bactérias como a Escherichia coli, Staphylococcus aureus e Pseudomonas aeruginosa.Outras bactérias, Escherichia coli e Klebsiella pneumoniae, também têm ação inibida pela planta. Esses são os principais microrganismos associados a infecções urinárias.A erva também é diurética e por aumentar a quantidade de urina produzida, favorece a eliminação das bactérias e previne quadros de infecções recorrentes. Estima-se que esse fator ocorre devido à presença de antioxidantes que ajudam a regular a aldosterona, um hormônio que controla a produção de urina.8. Chá de hibisco para menstruação A bebiba ajuda a aliviar a cólica menstrual e equilibrar os hormônios, além de auxiliar na melhora da depressão, irritabilidade e inchaço - sintomas típicos da TPM. Isso porque a planta tem ação calmante no sistema nervoso, contribuindo com a sensação de relaxamento num período que afeta a saúde física e mental de parte das mulheres. Agora que você já conhece os benefícios desse ingrediente, veja como fazer o chá de hibisco. Ingredientes:• 1 colher de sopa de flores de hibisco desidratadas;• 400 mL de água fervente.Modo de preparo: Adicione as flores de hibisco na água fervente e deixe agir por cerca de 5 minutos. Em seguida, coe a infusão. Beba morno pelo menos 3 vezes ao dia. Para quem quer perder peso, recomenda-se consumir 1 xícara de chá de hibisco após as refeições.
23/05/2023
Prezado(a) Beneficiário(a),Informamos que, a partir de 1º de junho de 2023, o número da Ouvidoria 0800 602 3000 será desativado.Mas não se preocupe, pois continuaremos oferecendo atendimento em nosso Portal, na área do beneficiário.Basta acessar o site, e no topo da página, clicar em "Área do Cliente - Beneficiário". Faça o login e, em seguida, clique em "Canais de Atendimento" e selecione a opção "Ouvidoria". Na página, é possível acompanhar o histórico de protocolos já registrados e abrir novas solicitações.Importante!Para abrir nova solicitação, tenha em mãos o seu protocolo já aberto no SAC para facilitar atendimento.
10/05/2023
A maioria das pessoas que já se consultou com um cardiologista realizou um teste ergométrico, conhecido popularmente como exame da esteira. O teste é indicado para avaliar o funcionamento do coração durante o esforço físico a fim de detectar problemas cardíacos, como isquemia ou arritmias, por exemplo.
Esse exame pode ser realizado na esteira ou na bicicleta ergométrica e a velocidade e o esforço podem ser aumentados gradualmente, dependendo do desempenho de cada paciente.
O objetivo do teste da esteira é simular momentos de esforço durante o dia-a-dia, como subir escadas ou uma ladeira. Essas situações podem causar desconforto ou falta de ar nas pessoas com risco de doenças cardiovasculares. Daí a importância da avaliação de cada quadro por um médico cardiologista.
Quando as pessoas devem fazer o teste ergométrico?
O exame é solicitado, geralmente, por um clínico geral ou cardiologista quando os especialistas acreditam ser necessário avaliar a capacidade cardíaca e respiratória de um paciente. Ele pode ter sintomas de doenças cardíacas como dor no peito durante esforços físicos ou alguns tipos de tontura, palpitações ou picos de pressão alta.
O teste ergométrico é indicado para:
• Avaliar inicialmente ou detectar doença arterial coronariana;
• Suspeita de doenças relacionadas à má circulação do coração, como angina ou pré-infarto;
• Investigar de dor no peito, devido à suspeita de infarto, arritmias ou sopro cardíaco;
• Observar se há alterações na pressão durante o esforço, na investigação de hipertensão arterial;
• Detectar arritmias cardíacas durante o esforço;
• Avaliar a capacidade cardíaca e a condição respiratória de atletas;
• Avaliar a saúde do coração para liberar um paciente para realização de atividade física;
• Detectar alterações causadas por sopro no coração e defeitos nas válvulas cardíacas;
• Diagnosticar doenças cardíacas, como isquemia miocárdica;
• Detectar distúrbios hemodinâmicos.
Como é feito o exame ergométrico?
Para a realização do teste ergométrico são conectados 11 eletrodos no tórax e um aparelho para medir pressão no braço do paciente. Em seguida, ele deve caminhar ou correr na esteira, ou pedalar na bicicleta ergométrica. O tempo estimado é de 20 minutos. A velocidade é controlada e o médico que está realizando o teste pode aumentá-la.
No computador, os sinais enviados pelos eletrodos são avaliados pelo médico. É dessa forma que o profissional consegue detectar alterações no ritmo ou frequência cardíaca, além das variações da pressão arterial durante a atividade que requer esforço.
É o médico cardiologista, inclusive, que interpreta o resultado do teste ergométrico, considerando o histórico clínico do paciente. No laudo do exame constam informações como as variações da frequência cardíaca e da pressão arterial, além do traçado eletrocardiográfico, do consumo de oxigênio, e de sinais e sintomas de alerta de alterações cardiorrespiratórias.
Doenças coronarianas estão entre as principais causas de morte no país
Muitos acreditam que o câncer, a violência urbana e acidentes de trânsito lideram o ranking de causas de morte no Brasil. No entanto, duas cardiopatias estão no topo dessa lista: a doença isquêmica do coração (também chamada de doença arterial coronariana), seguida por mortes por doenças cerebrovasculares.
As principais cardiopatias são:• Hipertensão arterial
• Doença coronariana (doença isquêmica do coração)
• Doença cerebrovascular
• Doença arterial periférica;
• Doença cardíaca reumática (doença valvar)
• Cardiopatia congênita
Prevenção
Como já dissemos neste post, no Brasil, as doenças cardiovasculares representam as principais causas de mortes O Ministério da Saúde aponta que cerca de 300 mil indivíduos sofrem Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) por ano no país, levando a óbito 30% desses pacientes. O órgão estima que até 2040 haverá aumento de até 250% desses eventos no Brasil.
Além de visitar o cardiologista regularmente, a prevenção envolve alguns cuidados como:
– abandonar o sedentarismo e o tabagismo;
– fazer trinta minutos de caminhada, pelo menos três vezes por semana, já é benéfico ao coração;
– manter uma alimentação saudável, sem gorduras ou frituras, dando preferência às carnes brancas;
– inserir vegetais, folhas e legumes nas refeições;
– trocar a sobremesa calórica por uma fruta;
– evitar o consumo excessivo de açúcar, massas, pães e alimentos industrializados;
– restringir a ingestão de bebidas alcoólicas.
Lembre-se: um estilo de vida saudável é o melhor caminho para a longevidade e a qualidade de vida. Cuide da sua saúde, que é seu bem mais precioso!
09/05/2023
Prezado Cliente,
Informamos que, a partir de 20 de junho de 2023, o HOSPITAL SANTA CATARINA, localizado na Rua Amazonas, 301, Centro, Blumenau-SC, não fará mais parte do quadro de prestadores da Clinipam Clínica Paranaense de Assistência Médica LTDA, por motivos alheios a nossa vontade.
De forma a assegurar o acesso à manutenção do atendimento prestado aos nossos beneficiários, informamos abaixo os prestadores que irão suprir os atendimentos:
Hospital Santo Antônio
Fundação Hospitalar de Blumenau
Endereço: Rua Itajaí, nº 545 Blumenau - SC
Atendimento Adulto: 24h
Hospital Santa Isabel
Endereço: Rua Floriano Peixoto, nº 300 Blumenau - SC
Atendimento Adulto: 24h
08/05/2023
A autoestima e autocuidado são atributos indispensáveis para a sensação de bem-estar. No entanto, o nível de exigência com a autoimagem e a busca pelo corpo perfeito pode trazer prejuízos para a saúde física e mental.O corpo ideal não deve beirar a perfeição exibida por celebridades e essa comparação pode provocar sofrimento. Nem sempre quem exibe braços musculosos, barriga tanquinho e pernas torneadas estão com a saúde em dia. Parte das pessoas recorre a esteroides androgênicos e anabolizantes com finalidade estética, ganho de massa muscular e melhora do desempenho esportivo. No entanto, o uso indiscriminado dessas substâncias pode causar efeitos colaterais e danos para o organismo. Por essa razão, no último mês de abril, o Conselho Federal de Medicina (CFM) proibiu a prescrição de esteroides androgênicos e anabolizantes para benefícios estéticos. A decisão é fruto de um pedido de seis sociedades médicas, que por meio de uma carta pediram ao CFM a votação de uma regulamentação sobre a prescrição das substâncias para fins estéticos e de performance.A preocupação das sociedades médicas é o aumento no número de casos de complicações pelo uso indevido de hormônios, além de conteúdos publicados em redes sociais que promovem o uso desses recursos. A medida possui ainda um caráter pedagógico e alerta a população brasileira sobre a circulação de informações deturpadas a respeito do assunto. A carta conjunta foi assinada pela Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e do Exercício, Sociedade Brasileira de Cardiologia, Sociedade Brasileira de Urologia, Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia e Federação Brasileira de Gastroenterologia.Mudança de hábitos é o caminho para a boa forma Não tem milagre: um corpo bonito e sobretudo saudável, passa pela mudança de hábitos. A alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos ainda são a alternativa mais viável para a boa forma - do corpo e da mente. Além disso, um corpo harmônico não precisa ser perfeito. Mesmo porque apesar dos padrões estabelecidos pela ciência e pela sociedade, cada corpo corresponde a um biotipo, por isso tem características particulares.Se tornar uma vítima dos padrões de beleza disseminados nas redes sociais, nas capas de revista e na televisão, pode se transformar em um transtorno alimentar como a bulimia, por exemplo. E as pessoas que iniciam um processo de emagrecimento precisam cultivar também a auto aceitação e buscar melhorar, mas sem perseguir algo que é inalcançável para seu biotipo. Todas essas questões são trabalhadas no SOS Balança, um dos programas na linha da medicina preventiva oferecidos pelo GNDI Sul para seus beneficiários. A iniciativa combina atividades lúdicas e palestras realizadas por uma equipe de médicos, nutricionistas, psicólogos e educadores físicos.O objetivo é conscientizar os participantes sobre a importância da alimentação saudável e dos exercícios físicos para quem quer fazer as pazes com a balança e ter mais qualidade de vida. O programa tem duração de quatro meses e encontros quinzenais em grupo. Para saber mais e se inscrever no SOS Balança, acesse o link: bit.ly/gruposgndisul.
27/04/2023
Já está no ar a Campanha de Vacinação 2023 contra a gripe em todo o Brasil. O propósito é prevenir o surgimento de complicações decorrentes das doenças respiratórias. A Influenza é uma infecção viral considerada uma síndrome respiratória aguda grave (SRAG). O vírus, de elevada transmissibilidade, afeta o sistema respiratório.
O primeiro grupo da campanha que já pode procurar postos da rede pública de saúde para receber o imunizante é composto por crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas e pessoas com mais de 60 anos. Além destes, também estão sendo vacinados os povos indígenas, professores, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, integrantes das forças de segurança e salvamento e forças armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e a população privada de liberdade.
O período de incubação do vírus Influenza é geralmente de dois dias, variando entre um e quatro dias. Os casos podem variar de gripes leves a graves e levar ao óbito, principalmente em indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção.
A vacina é trivalente, produzida pelo Instituto Butantan, sendo composta pelos vírus H1N1 (Sydney), H3N2 (Darwin) e a cepa B (Victoria). O imunizante é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em dose única, exceto para as crianças menores de nove anos que nunca receberam a vacina da gripe. Para elas serão ofertadas duas doses com intervalo mínimo de 30 dias, quando forem convocadas pela campanha.
Vacina é sinônimo de autocuidado
Muitas pessoas ainda deixam a vacina da gripe de lado porque a infecção, na maioria dos casos, causa sintomas muito semelhantes a um resfriado. Contudo, a doença pode evoluir de forma perigosa em pessoas mais vulneráveis, como os idosos e os bebês, além de pacientes que têm algum grau de imunodepressão, sejam eles pacientes oncológicos, transplantados ou HIV positivos.
Mas toda a população deve aderir à campanha, quando for convocada, justamente para prevenir que a infecção evolua para um quadro mais grave. Afinal, ninguém gosta de perder compromissos pessoais ou profissionais porque está doente, não é mesmo?
A gripe causada pelo vírus Influenza pode provocar desconfortos que podem ser evitados com uma picadinha. Os sintomas são: são febre alta, dor de cabeça, dores no corpo, fraqueza e mal-estar. Na maioria dos casos, o quadro melhora dentro de poucos dias. Contudo, como já dissemos neste post, se a doença se agrava, pode causar complicações como a pneumonia. E, em casos extremos, pode levar à morte.
Mantenha a carteira de vacinação em dia
Mais um lembrete: quem se vacinou no ano passado também precisa tomar a vacina porque os vírus podem sofrer mutações ao longo do ano. Daí a necessidade de que sejam feitas vacinas atualizadas. Ou seja, a vacina tomada no ano passado não protege contra as novas cepas. Além disso, a proteção conferida pela vacina cai de maneira progressiva seis meses após a aplicação.
Então, fique de olho no calendário do Ministério da Saúde e não perca a oportunidade de colocar sua carteira de vacinação em dia. As clínicas particulares de imunização também já estão aplicando as doses, independentemente da idade.
26/04/2023
Prezado(a) beneficiário(a),
Fique atento ao horário especial de atendimento nas nossas Unidades, no feriado do Dia do Trabalho.PARANÁNeste dia, 29 de abril, os demais Centros Clínicos estarão fechados.No dia 1º (segunda), todos os Centros Clínicos, Notrelabs e CMD estarão fechados.
No dia 29 (sábado), os laboratórios do Notrelabs estarão abertos em horário normal.SANTA CATARINANeste dia, 29 de abril, os demais Centros Clínicos estarão fechados.No dia 1º (segunda), todos os Centros Clínicos estarão fechados.Conte com a Hapvida NotreDame Intermédica sempre que precisar.