29/06/2023
Para a Clinipam, uma empresa Hapvida NotreDame Intermédica, sua segurança é fundamental!Por isso, ao utilizar o seu plano de saúde, é necessário apresentar um documento oficial com foto.Para os beneficiários menores de idade, basta apresentar o RG ou a Certidão de Nascimento, juntamente com o documentode identificação do responsável.
28/06/2023
Acúmulo de gorduras pode ser porta de entrada para doenças crônicas como hipertensão e diabetes
A obesidade pode ser definida como uma doença crônica, que se caracteriza principalmente pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) são mais de 20 milhões de indivíduos obesos no Brasil. Na população adulta, 12,5% dos homens e 16,9 % das mulheres apresentam obesidade e cerca de 50% têm excesso de peso (sobrepeso). Outro dado, da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima que até 2030, mais da metade do mundo será obesa.
Mas por que a obesidade é uma doença tão preocupante? É sobre isso que vamos falar neste artigo.
Porta de entrada para doenças crônicasO acúmulo de gordura no organismo aumenta o risco de doenças, como:
• Hipertensão arterial;
• Aumento do colesterol e triglicérides;
• Diabetes;
• Apneia do sono;
• Gordura no fígado;
• Infarto do miocárdio;
• Acidente vascular cerebral;
Além dos aspectos físicos, a obesidade causa danos para a saúde mental. A obesidade, sobretudo nas crianças e adolescentes, pode afetar a autoestima e prejudicar as relações pessoais. Como consequência, pode levar a quadros de ansiedade e depressão.
Mas quais são as causas da obesidade?
A obesidade é uma doença multifatorial. Isso significa que não tem causa específica. Ela pode ser uma resposta genética, ou seja, as pessoas podem herdar a disposição para obesidade como um metabolismo mais lento. Outros problemas, como a alteração na tireoide, por exemplo, também podem levar à obesidade.
Além de fatores genéticos, os maus hábitos - como o sedentarismo e a alimentação ruim - podem ser um motivo para o ganho excessivo de peso. Daí a importância de melhorar a qualidade dos alimentos que ingerimos. Portanto, não é só a quantidade que causa o acúmulo de gorduras.
Açúcar, gorduras ruins e processados, por exemplo, se não forem consumidos em baixa quantidade, podem causar danos para o organismo. Uma alimentação balanceada, formada por proteínas, carboidratos complexos (sobretudo vindos das frutas e farinhas e cereais integrais), além de grãos, verduras, legumes, frutas e outros alimentos in natura devem estar presentes no cardápio diária.
Além do estilo de vida, a obesidade também está relacionada a fatores psicológicos. Estudos apontam que transtornos da mente são gatilhos para a compulsão alimentar. O estresse e a ansiedade estão intimamente ligados à obesidade. Afinal, a comida (principalmente os doces e os processados), muitas vezes, é encarada como um refúgio ou uma recompensa para quem está com as emoções alteradas.
Sintomas da obesidade
Os sinais da obesidade são visíveis a olhos nus: além das roupas que não servem mais, as pessoas têm dificuldade de realizar algumas atividades fáceis do cotidiano, como amarrar um calçado, aumento do ponteiro na balança e maior vontade de comer. Contudo, esses não são os únicos sintomas. Também são sinais de obesidade:
• Episódios de apneia do sono;
• Dificuldade para movimentar-se;
• Cansaço frequente;
• Distúrbios no ciclo menstrual nas mulheres;
• Falta de ar devido ao peso sobre os pulmões;
• Dermatites e infecções provocadas pela formação de fungos nas possíveis dobras formadas pela pele;
• Dores pelo corpo com frequência;
• Doenças que afetam o funcionamento do metabolismo, como hipertensão e diabetes.
Pessoas com obesidade podem apresentar um ou mais sintomas dessa lista. Todavia, profissionais da saúde, como médicos e nutricionistas são os responsáveis por fazer esse diagnóstico.
Aliás, como já mencionamos neste artigo, por ser uma doença multifatorial, o diagnóstico é complexo e individualizado. O profissional da saúde irá analisar o estilo de vida, o padrão de alimentação, a genética familiar (condições que podem ser passadas de pai para filho), entre outros fatores psicológicos.
O IMC
Uma das medidas utilizadas por médicos e nutricionistas é calcular o Índice de Massa Corpórea (IMC), que considera a relação entre o peso e a altura. Esse parâmetro avalia se uma pessoa tem algum nível de sobrepeso ou obesidade. Por exemplo: quando o IMC é maior do que 30, pode significar que a pessoa apresenta algum nível de obesidade.
Outra ferramenta utilizada pelos médicos é analisar o percentual de gordura corporal de modo individualizado, por meio da bioimpedância. Alguns exames de sangue também podem ser necessários, como glicemia, índices de colesterol, dentre outros.
Tratamento
O tratamento para obesidade envolve uma abordagem multiprofissional. Geralmente, os pacientes com sobrepeso ou obesidade podem precisar de acompanhamento com nutricionista, psicólogo, educador físico, dentre outros. O acompanhamento poderá ser pontual ou em conjunto com todos eles.
A prescrição inclui mudanças no estilo de vida, uma dieta equilibrada, a prática de atividades físicas e cuidados com a saúde mental. Em alguns casos, o uso de medicamentos é uma alternativa para controlar o apetite do paciente e reduzir a absorção de gordura pelo organismo.
Prevenção
Por fim, vale dizer que não existe fórmula mágica para prevenir a obesidade. O melhor caminho, sem dúvidas, é adotar um estilo de vida saudável que inclui:
• uma alimentação que dá preferência para alimentos naturais, como verduras, frutas e legumes e carboidratos integrais;
• praticar exercícios físicos, dando preferência para caminhadas e subir escadas ao invés de pegar o elevador, por exemplo, são mudanças que fazem a diferença;
• adotar hábitos que te ajudem a fazer a manutenção da sua saúde mental, como convivência com amigos e familiares e atividades de lazer, além de terapias.Obesidade em crianças
O dia 3 de junho foi escolhido como a data para conscientizar a população sobre os desafios enfrentados pelas crianças que sofrem com a obesidade. Neste sentido, estudos indicam que pais com obesidade apresentam 80% de chance de terem filhos com o mesmo quadro. Esse número cai para 40% se apenas um dos pais for obeso e para 10% se os pais tiverem uma alimentação de qualidade.
Daí a importância da adoção de bons hábitos para a família toda. As crianças devem ter acesso a uma alimentação saudável para um desenvolvimento pleno e assim manter o peso ideal. Portanto, os pais não devem descuidar da alimentação. Além disso, eles devem estimular a movimentação dos pequenos e reduzir o tempo de exposição e uso de telas de TV, computadores, smartphones e tablets. O uso de equipamentos eletrônicos não deve ultrapassar 2h diárias.
28/06/2023
A partir de 1º de julho, você poderá solicitar autorização de onde estiver, desde cirurgias até tratamentos oncológicos, terapias e exames de alta complexidade.Exames laboratoriais (exceto exames de genética e do pezinho) não necessitam de autorização, basta apenas se dirigir a um de nossos postos de coleta com o pedido médico e a documentação de identificação.Importante:O exame de espermograma deve ser agendado previamente.
27/06/2023
Prezado(a) Cliente,Informamos que, a partir de 1º de agosto de 2023, o Notrelabs Senador, localizado na Rua Senador Xavier da Silva, 102, São Francisco, Curitiba/PR, encerrará suas atividades para melhorias nas instalações.O Notrelabs Centro receberá as demandas de coletas exclusivas, confira abaixo endereço e horário de funcionamento. Notrelabs CentroEndereço: Rua Monsenhor Celso, 98 - 2° andar,Centro -Curitiba - PRHorário de Funcionamento: 6h30 às 19h segunda a sexta-feira 6h30 às 13h aos sábados Horário de Coleta: 6h30 às 17h segunda a sexta-feira 6h30 às 12h aos sábados
27/06/2023
Os casos foram registrados em aves silvestres, o que exclui riscos em consumir carne de frango ou ovos.
Recentemente, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou 31 casos de gripe aviária do subtipo H5N1 pela primeira vez no Brasil. Provocada pelo vírus influenza A, a condição raramente acomete os humanos e é conhecida como gripe do frango ou influenza aviária.
Mas, você sabe exatamente quais são os sintomas da doença? Tem receio de que possa pegar a virose ao consumir carne de frango?
Não fique imaginando coisas, leia o post a seguir e tire dúvidas sobre gripe aviária.
Consumo de frango é seguro no país
Antes de mais nada, é fundamental esclarecer que não existem motivos para pânico, pois todos os casos investigados e confirmados foram em aves silvestres migratórias - a maioria em espécies marinhas, como as gaivotas e trintas réis-de-bando. Por ser o estado com mais focos, as famosas ilhas da orla de Itapuã, Vila Velha e na região de Guarapari, no Espírito Santo, estão fechadas aos turistas por tempo indeterminado.
A boa notícia é que não houve nenhum caso, nem mesmo coleta para análise, em aves de granja. Ou seja, voltadas para a alimentação. Em outras palavras, o saboroso frango de padaria segue garantido no almoço de domingo. O mesmo vale para os ovos, que podem ser consumidos tranquilamente.
Inclusive, a Organização Mundial da Saúde (OMS) não fez nenhuma alteração no status brasileiro de livre da IAAP (influenza aviária de alta patogenicidade) por não haver ocorrências na produção comercial. Contudo, o esforço em evitar que o H5N1 chegue aos aviários é grande, visto que somos o principal exportador mundial de carne de frango e o segundo maior produtor global, atrás dos EUA.
O ser humano pode pegar gripe aviária?
Sim, o ser humano pode pegar gripe aviária. No entanto, não tem histórico de fácil infecção, muito menos altas taxas de transmissão. Em 20 anos, 874 pessoas tiveram gripe aviária no mundo. De todas elas, segundo a OMS, nenhum brasileiro sequer. Até o presente momento, não há registros de episódios em que uma pessoa adoecida tenha passado para outra.Todavia, a recomendação de quarentena é necessária se houver qualquer tipo de contato com aves contaminadas. Para saber se isso ocorreu, basta observar alguns sinais que as infectadas apresentam, entre eles, estado geral caído, andar cambaleante, convulsões, dificuldade respiratória, inchaço nos olhos, tosse e espirros.Caso veja alguma ave passando mal ou morta, o Ministério da Saúde é categórico sobre não se aproximar, muito menos tocar ou recolher, e sim acionar imediatamente o serviço veterinário ou sanitário mais próximo. Em contato direto com as secreções e fluídos de umanimal doente sem equipamentos de proteção, como máscara e óculos, as chances de contrair a gripe aviária são grandes.
Quem corre mais risco de pegar gripe aviária?
Os profissionais da linha de frente no combate a qualquer surto ou pandemia são os que correm mais riscos de contrair um vírus, como o da gripe aviária, por exemplo. Da mesma forma, aqueles que trabalham diretamente com aves, como biólogos, agentes sanitários e criadores. Porém, é esperado que essas classes sigam adequadamente as medidas de prevenção e controle.
Agora vamos imaginar que você conheça alguém que tenha adoecido ou esteja com medo de passar por essa experiência. Por isso, não custa nada saber que os sintomas da gripe aviária são parecidos com os da gripe comum e geralmente começam a aparecer de dois a oito dias após o contato com o vírus. As principais manifestações clínicas incluem: dor de garganta, febre acima de 38°C, dor no corpo, mal-estar, calafrios, fraqueza, dor abdominal, tosse seca, espirros e secreção nasal.A gripe aviária tem cura e o tratamento é baseado no uso de analgésicos, antitérmicos e remédios para náuseas. Dependendo do estágio, o médico pode recomendar medicamentos antivirais. Quando se fala em formas graves, grande parte dos pacientes terá pneumonia, além de outras complicações que podem variar de acordo com o organismo. O importante é estar atento aos sinais e procurar atendimento o mais rápido possível.Informação também é uma forma de prevenção!
26/06/2023
Nova carteirinha:
A partir de 1º de julho de 2023, a carteirinha do seu plano Clinipam, uma empresa Hapvida NotreDame Intermédica vai mudar e você poderá acessá-la pelo site www.clinipam.com.br ou pelo app Clinipam. Não se preocupe, você pode se identificar normalmente pelos seus documentos de identificação e como também com a carteirinha que já possui.
Novo app e mudanças no novo portal:
Com o objetivo de tornar sua experiência ainda mais fácil e prática, informamos que o aplicativo e portal serão reformulados a partir do dia 01/07/2023, resultando em uma versão ainda mais moderna e intuitiva para cuidar bem da sua saúde.
Atualização de Senha:
Para acessar todas as funcionalidades do app e do Portal, será necessário redefinir a senha e seguir as orientações que aparecerão na sua tela.
O login pode ser feito pelo CPF ou pelo número da nova carteirinha.
Esse processo é importante para garantir sua segurança e a proteção dos seus dados.
26/06/2023
Com a chegada do inverno e as doenças mais comuns da estação, os brasileiros recorrem a certos medicamentos por conta própria. Saiba quais são, para que servem e conheça os riscos de utilizá-los sem prescrição médicaAh, o inverno! Enquanto alguns aguardam ansiosamente a temporada das sopas, dos vinhos e das roupas elegantes, outros já estão contando os dias para seu fim. Seja como for, trata-se de uma época do ano em que a incidência de gripes, resfriados e infecções respiratórias cresce vertiginosamente. As crianças pequenas e os idosos costumam ser os mais afetados, mas a realidade é que todos estamos expostos a uma centena de vírus, incluindo a Covid-19. Diante do cenário, é comum que as pessoas recorram ao alívio imediato de dores e desconfortos partindo para a automedicação. Sobretudo, quando há aumento da temperatura corporal, a famigerada febre. Hoje em dia, inclusive, com a facilidade do acesso à informação, uma rápida pesquisa na internet acaba por adiar a procura por atendimento médico. Segundo o Datafolha, se automedicar é um péssimo hábito praticado por cerca de 77% dos brasileiros. Desse total, 47% admitem fazer isso pelo menos uma vez por mês, enquanto 25% o fazem todos os dias ou semanalmente. Por isso, é crucial falar sobre os perigos que esse costume oferece a fim de aumentar a consciência da população. Alerta: automedicação traz riscos à saúdeCertamente, se automedicar após perguntar a vizinhos, familiares e amigos, ou ao consultar fontes duvidosas, são práticas perigosas que trazem diversos riscos à saúde. Os efeitos colaterais da automedicação vão desde reações alérgicas, passando pela dependência e até a morte. Sem falar que ao mascarar um sintoma o diagnóstico preciso pode atrasar, ocasionando o agravamento do problema.Primeiramente, nenhum site ou postagem nas redes sociais substitui a consulta médica. Em segundo lugar, medicamentos são substâncias químicas que possuem contraindicações e ainda podem anular ou potencializar o efeito uns dos outros se houver combinações inadequadas. Em tempos de pandemia, as fake news foram responsáveis pela divulgação de tratamentos sem comprovação científica que provocaram o aumento das intoxicações.Todavia, saber o mínimo necessário sobre como os remédios que todo mundo tem em casa é também uma forma de evitar a administração inadequada. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 50% dos usuários de remédios o fazem de forma incorreta. Farmácia não é lojaNo Brasil, existe uma cultura de que a farmácia é um mero comércio e o medicamento uma mercadoria como outra qualquer. Além disso, podem ser adquiridos no balcão das drogarias sem grandes dificuldades. De fato, isso tem estimulado, e muito, o consumo de medicamentos de forma indiscriminada.Entre os tipos mais comprados pelo consumidor brasileiro estão os anti-inflamatórios, analgésicos e antibióticos. Para especialistas, a sociedade precisa ser alertada sobre a utilização inadequada desses medicamentos, que podem levar à falência renal, entre outras complicações.Com funções distintas, veja a seguir como cada um age no organismo e suas reais indicações. Anti-inflamatóriosComo funciona: impedem ou amenizam reações inflamatórias causadas por uma infecção ou lesão.Mecanismo de ação: por inibição das prostaglandinas, produzidas por uma enzima chamada ciclooxigenase, reduzindo a vasodilatação e o edema da região inflamada.Classes:Não hormonais (AINEs): são os fármacos mais utilizados atualmente, cujo mecanismo de ação é inibição da ciclooxigenase (COX), que atuam como mediadoras de inflamação e influenciadoras na agregação plaquetária. Os mais conhecidos incluem aspirina e ibuprofeno; Hormonais (corticoides): são uma classe de medicamentos de ação anti-inflamatória e imunossupressora, ou seja, usada para suprimir os mecanismos de defesa do corpo. Seu uso é indicado apenas para condições clínicas específicas, uma vez que eles provocam diversas alterações metabólicas, como variações de açúcar no sangue, hipertensão e perda de potássio. Dexametasona e prednisolona são exemplos.Mais informações: destaca-se que os anti-inflamatórios possuem também efeito antitérmico e analgésico, contribuindo para uma melhora das dores em geral. Normalmente, eles são indicados para quadros de dor nas costas, febre, gripe ou resfriado e cefaléia. AntibióticosComo funciona: impedem ou eliminam a multiplicação de bactérias que causam infecções.Mecanismo de ação: destroem as bactérias ou detêm sua reprodução, ajudando as defesas do organismo a eliminar os micro-organismos causadores de um determinado processo infeccioso.Classes:Penicilinas: indicados para o tratamento de infecções como bronquite, pneumonia, sinusite, infecções urinárias ou vaginais. Os principais antibióticos da classe das penicilinas são amoxicilina, penicilina G benzatina e ampicilina; Tetraciclinas: são antibióticos bacteriostáticos, isto é, que inibem o crescimento bacteriano, de amplo espectro e bastante eficazes frente a diversas bactérias aeróbicas e anaeróbicas.Sulfonamidas: também conhecidas como sulfas, atuam como agentes bacteriostáticos. Foram utilizadas para tratamento de pacientes com infecções no trato urinário e também em portadores do vírus HIV que apresentam infecções bacterianas. Macrolídeos: agentes bacteriostáticos usados em infecções respiratórias como pneumonia, exacerbação bacteriana aguda de bronquite crônica, sinusite aguda, otite média, tonsilites e faringite. Cefalosporinas: geralmente indicadas para o tratamento de infecções do trato respiratório, otite média, infecções na pele e infecções urinárias. Alguns exemplos incluem cefalexina e ceftriaxona; Aminoglicosídeos: normalmente voltados para o tratamento de infecções na pele como úlceras, feridas com pus, furúnculos, eczema ou dermatites.Mais informações: os antibióticos são indicados segundo sua estrutura química de base. Desse modo, cada antibiótico é eficaz apenas contra determinadas bactérias. Seu uso deve ser feito apenas com prescrição médica, assim como sua venda é proibida sem receita. AnalgésicoComo funciona: são utilizados para combater qualquer tipo de dor, como de cabeça, muscular, dente, etc. Mecanismo de ação: atua bloqueando os receptores sensoriais, impedindo que o sinal de dor seja enviado para o cérebro.Classes:Comuns: como paracetamol e dipirona, são indicados para o tratamento de dores moderadas ou leves, como dores de cabeça, lesões comuns e cólicas menstruais;Anti-inflamatórios não esteróides: medicamentos que, além de combaterem a inflamação, também possuem propriedades analgésicas — como ácido acetilsalicílico, ibuprofeno e diclofenaco. Normalmente usados para aliviar dores causadas por algum tipo de lesão decorrente de uma inflamação; Opióides: incluem analgésicos sintéticos, como tramadol, e a morfina, uma substância derivada do ópio. São indicados para tratar dores crônicas ou severas, como em casos de câncer ou após uma cirurgia.Mais informações: analgésicos e anti-inflamatórios podem ser administrados juntos, desde que indicados por um especialista. Uma vez que o anti-inflamatório pode demorar um tempo para começar a fazer efeito, pode ser necessário o uso de analgésico para aliviar as dores causadas pela inflamação, acelerando o tratamento.Compartilhe este conteúdo com quem você ama!
26/06/2023
A partir de 1° de julho de 2023, com a integração sistêmica da Clinipam, uma empresa Hapvida NotreDame Intermédica, você passa a ter uma nova experiência em telessaúde, que irá melhorar a interação entre médico e paciente. Aguarde para conhecer a nova plataforma de teleconsulta, os novos canais de comunicação, além de outras modalidades da telemedicina que passará a ter direito e muitas outras novidades que virão!Em breve, você receberá mais informações.
21/06/2023
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) definiu que os planos de saúde individuais e familiares regulamentados terão reajuste de 9,63% (nove vírgula sessenta e três porcento) no período de maio de 2023 a abril de 2024, a partir do mês de aniversário do contrato.
O índice definido pela ANS para 2023 reflete a variação das despesas assistenciais ocorridas em 2022 em comparação com as despesas assistenciais de 2021 de beneficiários de planos de saúde individuais e familiares.
Entenda como será aplicado o reajuste para planos individuais/familiares regulamentados:
A partir de julho, você receberá o boleto com a nova mensalidade reajustada. A título de exemplo, considerando a mensalidade de um plano de saúde no valor de R$ 100 (cem reais), a nova mensalidade reajustada, a partir do mês de julho, será de R$ 109,63 (cento e nove reais e sessenta e três reais centavos).
Se o seu plano de saúde faz aniversário nos meses de maio ou junho de 2023, clique aqui para saber mais sobre o reajuste retroativo.
Os valores, percentuais de reajuste e número de meses para o cálculo de cobrança retroativa observam as previsões contratuais, as datas de aniversário do seu contrato (data base) e as datas de mudança de faixa etária. Para planos não regulamentados, o reajuste seguirá conforme índice definido em contrato.
21/06/2023
Agora você conta com uma nova experiência em nossos canais de atendimentoConheça nossos serviços e tenha mais praticidade:App Clinipam• Agendamento e cancelamento de consultas na Rede Própria• Agendamento e resultados de exames nas Unidades da Rede Própria • Emissão de boletos• Teleconsulta• Solicitação e acompanhamento de autorizações• Carteira eletrônica• Clube de vantagens e muito mais Site Clinipam • Agendamento e cancelamento de consultas na Rede Própria• Agendamento e resultados de exames nas Unidades da Rede Própria• Teleconsulta• Emissão de boletos• Guia Médico• Chat on-line• Central de Serviços• Carteira on-line e muito maisTotens de autoatendimento • Agendamento e cancelamento de consultas na Rede Própria• Agendamento e resultados de exames nas Unidades da Rede Própria• Boletos• Emissão de 2ª via da carteirinha• Atualização de dados• Abertura de atendimento eletivo e de urgência e muito mais Importante: Atualização de App e SenhaA partir de 01/07 atualize o app Clinipam na sua loja de aplicativos.Para acessar todas as funcionalidades, será necessário redefinir a senha e seguir as orientações que aparecerão na sua tela.Para facilitar a forma de acesso o seu login pode ser feito com o cpf ou a nova carteirinha.Esse processo é importante para garantir sua segurança e a proteção dos seus dados.
19/06/2023
A febre maculosa é uma doença infecciosa febril aguda.
Pode variar desde formas clínicas leves e atípicas até formas graves, com elevada taxa de letalidade.
É causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato-estrela.
Quais são os sintomas?
Febre alta e súbita;Cefaleia;Hiperemia conjuntival;Dor muscular e articular;Mal-estar;Dores abdominais;Vômito;Diarreia;Manchas pelo corpo.Os sintomas surgem de 2 a 14 dias após a picada do carrapato infectado.
Como prevenir?Ambientes com vegetação e presença de animais silvestres como cavalos e capivaras são favoráveis à infestação de carrapatos;Quando estiver em áreas com possível presença de carrapatos, use roupas de cor clara e calçados fechados;Evite sentar ou deitar-se em gramados nas atividades de lazer;A cada duas horas, verifique se há algum carrapato preso ao seu corpo;Tenha cuidado ao retirar o carrapato da sua pele. Utilize uma pinça e nunca esmague o carrapato, pois isso aumenta as chances de contaminação.Fique atento: Se tiver febre após frequentar áreas verdes procure um serviço de saúde e informe o profissional que esteve nessas áreas.
16/06/2023
Prezado(a) Cliente,Com o compromisso de promover melhor acolhimento aos nossos clientes e beneficiários, comunicamos que, a partir de 20 de junho de 2023, você terá direito a uma nova carteirinha digital para atendimento em Florianópolis/SC e respectiva região metropolitana.Esta carteirinha será da TempoMed (Razão Social Plan Saúde LTDA), operadora parceira da Hapvida NotreDame Intermédica na região.Para saber todas as informações sobre a TempoMed e ter acesso a sua nova carteirinha, acesse www.tempomed.com.br ou baixe o app da operadora.Clique aqui e consulte um material detalhado sobre o que você passa a ter direito na região de FlorianópolisAlém disso, para atendimento no Paraná e demais cidades de Santa Catarina, a partir de 1° de julho de 2023, você utilizará a carteirinha digital da Clinipam, empresa da Hapvida NotreDame Intermédica, que deverá ser usada em substituição a sua carteirinha atual.Site: www.clinipam.com.brMarcação de Consultas e Exames: 4090-2790 / 0800 800 2790Central de Serviços: 4090-2780 / 0800 800 2780SAC: 0800 545 3001Relembramos que a rede de atendimento é sempre de acordo com o plano contratado e deve ser consultada diretamente pelo app e site das respectivas operadoras.