Home > Notícias > Gestantes ganham equipe exclusiva para atendimento de pré-natal

Gestantes ganham equipe exclusiva para atendimento de pré-natal

Publicado em: 22/06/2021 Gestantes ganham equipe exclusiva para atendimento de pré-natal

A gestação é um momento especial na vida de grande parte das mulheres e, no GNDI Sul, elas aproveitam essa fase com muito conforto e segurança. Desde o mês de abril, as futuras mamães contam com uma equipe exclusiva para atendimento de pré-natal e obstetrícia nos centros clínicos da rede própria do GNDI Sul.

Para Manuela L. Gomes, que faz parte da equipe do Programa Gestação Segura, o atendimento exclusivo às gestantes traz melhorias assistenciais. “Contamos com dez médicos que atuam com um protocolo unificado para cuidar das futuras mamães. Esses profissionais têm um olhar específico sobre as mulheres grávidas”, diz. 


Você sabe por que o pré-natal é tão importante?

O pré-natal é o acompanhamento médico que ocorre quando a gravidez é confirmada e continua até o período pós-parto. Com base nele, é possível detectar possíveis doenças tanto no bebê como na mamãe!

O hemograma é um dos principais exames realizados no pré-natal para avaliar todos os componentes presentes no sangue, ou seja, a quantidade de plaquetas, glóbulos brancos e glóbulos vermelhos (hemácias). Também aponta se a coagulação está dentro da normalidade, se sistema imunológico da gestante está fortalecido ou se há sinal de infecção no organismo.

O exame de glicemia mede a quantidade de glicose no sangue e é capaz de diagnosticar risco de diabetes gestacional. Para saber se está tudo sob controle, a curva glicêmica das gestantes é avaliada no 5º mês de gestação.

A coleta de sangue verifica também o tipo de sangue (para auxiliar se houver necessidade de transfusão) e o fator Rh (para saber mãe e filhos são compatíveis, ou seja: positivo ou negativo).

A lista inclui ainda a sorologia para hepatites virais B e C, HIV, Sífilis e Rubéola. Todas essas doenças podem comprometer a saúde do bebê, por isso devem ser diagnosticadas. Se alguma delas tiver sido contraído pela gestante, um tratamento específico será necessário.

E a cada trimestre da gestação, são realizados diferentes tipos de ultrassons e esses exames são muito aguardados pelas mamães e toda a família. São eles:

- Ultrassom Transvaginal — comprova a idade gestacional, avalia como está a gravidez;

- Ultrassom Morfológico — analisa a formação do feto: o desenvolvimento do sistema nervoso, dos membros e do coração. Pode identificar algum problema de malformação fetal.


Pilates para gestantes

O GNDI oferece, no Centro de Qualidade de Vida (CQV), o Pilates para Gestantes. Podem participar as mulheres grávidas a partir do 3º mês de gestação e que estejam aptas a fazer exercícios, conforme avaliação médica. O objetivo é melhorar a qualidade de vida das futuras mamães.

No período gestacional, a atividade física deve ser de baixo impacto e intensidade leve a moderada. É de extrema importância para a mãe e para o bebê porque oferece muitos benefícios: controle do peso, prevenção de parto prematuro e melhora da circulação sanguínea; evitando varizes e reduzindo o edema.

Também prepara as mamães para o momento mais aguardado da gestação: a hora do parto, por meio de exercícios para fortalecimento da região pélvica, alongamento e respiração. A prática também é indicada para a recuperação no pós-parto.

Por conta da pandemia, as aulas são realizadas online.


Selo ANS Número ANS