Home > Notícias > 20 de Janeiro - Dia Nacional do Farmacêutico

20 de Janeiro - Dia Nacional do Farmacêutico

Publicado em: 19/01/2024 20 de Janeiro - Dia Nacional do Farmacêutico

Dia Nacional do Farmacêutico

Com uma atuação bastante abrangente, o farmacêutico tem papel fundamental na promoção da saúde e bem-estar da população. A ele cabe desde a função de produção e controle de um medicamento, até a orientação adequada a um paciente sobre a utilização de um remédio. Dada a sua importância para a saúde coletiva e como forma de dar maior visibilidade à categoria, criou-se no dia 20 de janeiro uma data para comemorar o trabalho realizado por esses profissionais.

Criação da data


A data de 20 de janeiro foi escolhida para ser o Dia do Farmacêutico porque é também o dia de fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), que ocorreu em 1916. A comemoração do Dia do Farmacêutico, de acordo com a Resolução nº 460, de 23 de março de 2007, do Conselho Federal de Farmácia, acontece desde 1942.

Naquela ocasião, segundo o documento, houve uma decisão unânime dos farmacêuticos reunidos na cerimônia de comemoração do aniversário da Associação, para que a data fosse compartilhada e se tornasse o Dia do Farmacêutico. A Associação Brasileira de Farmacêuticos era, à época, a maior instituição representativa da categoria no país.

Como já mencionado acima, foi em 2007 que o Conselho Federal de Farmácia reconheceu o 20 de janeiro como data alusiva ao Dia do Farmacêutico, em todo o Brasil. E três anos mais tarde, em 25 de novembro de 2010, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 12.338, instituindo o Dia Nacional do Farmacêutico.

Conhecendo a área

Engana-se quem pensa que o farmacêutico atua apenas em farmácias. Embora essa seja uma das funções mais comuns a um farmacêutico, na visão da população, a orientação a pacientes sobre a utilização de um medicamento é apenas uma das atribuições desse profissional. Lembrando que é prevista em lei a presença de um farmacêutico em farmácias e drogarias.

Mas o farmacêutico tem campo de atuação bastante abrangente atuando em áreas como:
· Indústria alimentícia
· Cosmetologia
· Veterinária
· Farmácia magistral (manipulação)
· Análises Clínicas
· Hospitalar
· Gestão e administração de laboratórios

Quais as principais áreas de atuação


Além da orientação à população em farmácias, é função do farmacêutico a revisão de medicamentos administrados a um paciente. Ele pode atuar em farmácias de manipulação também, e fazer análises clínicas, realizando e interpretando exames laboratoriais, emitindo laudos e sendo o responsável técnico em um laboratório.

O farmacêutico ainda tem campo de atuação na cosmetologia, ao formular cosméticos desde a etapa inicial até o controle de qualidade, passando pelo setor de pesquisa e coordenação de estudos. Outra área em que o profissional consegue se inserir é a industrial, lidando inclusive com alimentos, ao cuidar de setores de qualidade, produzir documentações técnicas e desenvolver produtos.

Na área hospitalar, o farmacêutico tem a possibilidade de atuar em hospitais e clínicas, contribuindo para o tratamento de pacientes ao garantir que os medicamentos dispensados sejam feitos de maneira segura. Além disso, há a área veterinária, em que o profissional tem como campo de atuação os hospitais e clínicas veterinárias, mas pode estar também no desenvolvimento de medicamentos e análises clínicas.

Agora você já sabe a importância que um farmacêutico tem para a saúde pública e privada do nosso país. Ou talvez já soubesse, mas foi relembrado do valor desse profissional para o bem-estar coletivo. E mais! Soube que há uma data que celebra o trabalho que ele faz. Neste dia 20 de janeiro, aproveite e parabenize os farmacêuticos que você conhece ou que te atendem nas farmácias. Eles se sentirão valorizados, como merecem, porque desempenham um papel importante no cuidado com a saúde, nosso bem mais precioso.

E pensando em bem-estar, que tal contar com o melhor plano de saúde para você e sua família? Faça uma cotação agora e tenha acesso aos melhores profissionais e hospitais da Clinipam, uma empresa NotreDame Intermédica.