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Demonstrações Contábeis - 2021
Publicado em: 05/04/2022
Relatório da Administração
A Administração da Clinipam Clínica Paranaense de Assistência Médica Ltda. submete à sua apreciação o Relatório da Administração e as correspondentes Demonstrações Financeiras, acompanhadas do relatório do Auditor Independente, referente ao exercício findo em 31 de dezembro de 2021.
Mensagem da Administração
A Clinipam, atualmente denominada com a marca GNDI Sul faz parte do Grupo Notre Dame Intermédica, e oferecemos planos de assistência à saúde, provendo serviços de qualidade com custo-benefício atrativo.
Acreditamos que nosso modelo diferenciado de atendimento na saúde, caracterizado por uma estrutura verticalmente integrada, representada por nossa Rede Própria de hospitais, prontos-socorros e clínicas, permitiu que nos destacássemos entre as principais operadoras de planos de assistência à saúde na região Sul do Brasil.
O ano de 2021 apresentou inúmeros desafios, principalmente no primeiro semestre com a segunda onda da Pandemia de Covid-19, somada a retomada dos atendimentos eletivos. Foram registrados números recordes de novos casos e óbitos ao longo dos primeiros meses do ano. Ao final de abril de 2021, o número de óbitos decorrentes da Covid-19 em quatro meses já era superior ao total do ano anterior. Em paralelo, o avanço da vacinação da população adulta, iniciada em janeiro de 2021, mostrou-se imprescindível para o controle do surto pandêmico, de tal forma que observamos uma queda acentuada de novos casos e óbitos no segundo semestre de 2021.
Apesar das inúmeras adversidades, o Grupo Notre Dame Intermédica continuou na busca de fortalecer ainda mais os pilares do seu modelo de negócio por meio da consolidação da sua presença nos seus mercados-alvos, com o lançamento da marca GNDI Sul; da continuidade do seu crescimento (M&A e orgânico), e constante aprimoramento da qualidade dos serviços médico-hospitalares, prestados principalmente por meio da nossa Rede Própria, cujos incessantes investimentos buscam a melhoria contínua no atendimento aos nossos beneficiários.
Em linha com o ano de 2020, concluímos a aquisição de Hospital do Coração de Londrina (abril de 2021).
Cenário macroeconômico e setorial
Assim como foi observado em 2020, diversos indicadores macroeconômicos apresentaram alterações significativas ao longo do ano quando comparado com as expectativas do período pré-pandemia. Alguns desses indicadores foram mais impactados como a inflação ao consumidor medida pelo IPCA, a taxa SELIC, o Produto Interno Bruto (PIB) e a taxa de desemprego.
A inflação ao consumidor medida pelo IPCA atingiu 10,1% em 2021, maior valor desde 2015. Enquanto isso, a inflação médica apresentou alta de 18,2% no período de 12 meses encerrados em junho de 2021, quando comparado aos 12 meses precedentes, segundo dados do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS).
Parte desse aumento é reflexo do fim do represamento de procedimentos médicos eletivos realizado ao longo de 2020 e o encarecimento de suprimentos e insumos médicos durante o período da Pandemia.
Em resposta à aceleração da inflação, o Banco Central iniciou um ciclo de alta nos juros, elevando a taxa básica de juros SELIC de 2,00% em janeiro de 2021 para 9,25% em dezembro de 2021. Esse aumento tem impacto direto na economia, freando investimentos e o consumo das famílias e aumentando o custo de capital das empresas.
O Produto Interno Bruto brasileiro avançou 4,6% em 2021, retomando o patamar pré-pandemia. Em 2022, há expectativa de crescimento de apenas 0,5% de acordo com relatório FOCUS de dezembro de 2021.
A taxa média de desemprego em 2021 foi de 13,2%, segunda maior da série histórica iniciada em 2012 e abaixo da taxa observada em 2020 (13,8%), refletindo a retomada parcial da atividade econômica. Houve a criação de 2,7 milhões de postos formais de trabalho entre janeiro e dezembro segundo o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).
A criação de vagas formais de trabalho propiciou o crescimento em 12 meses de 3,1% do número de beneficiários de planos de saúde (+1,5 milhão de vidas), maior alta desde 2013, em função da elevada proporção de planos coletivos. A taxa de cobertura nacional passou de 24,2% em 2020 para 24,4% em 2021.
Rede Própria de Atendimento
Ao longo de 2021, com o objetivo de reforçar a marca foram realizadas campanhas sobre o lançamento da marca GNDI Sul, destacando iniciativas relacionadas aos diversos stakeholders (Colaboradores, Beneficiários, Corretores, Clientes, Corretores e Médicos).
Com objetivo de reforçar ainda mais a presença da Rede Própria oferecida aos nossos beneficiários a GNDI Sul, em julho de 2021, concluímos as obras do Pronto Atendimento Mercês, em Curitiba/PR, uma moderna unidade dedicada exclusivamente à pediatria. A unidade oferece serviço de urgência e emergência 24h, atendimentos eletivos nas mais diversas subespecialidades pediátricas e exames complementares, alinhado ao nosso objetivo de levar qualidade assistencial aos nossos beneficiários, por meio da estratégia de verticalização, boas práticas e melhoria contínua. São aproximadamente 5 mil metros quadrados, com 17 consultórios, salas para triagem, curativos, gesso, isolamento, medicação, emergência, observação com 12 leitos e exames de raio-x e ecografia.
Desempenho econômico-financeiro
A Receita Operacional Líquida cresceu 36% no período, passando de R$ 857 milhões em 2020 para R$ 1 bilhão em 2021, tendo sido observado crescimento em cada uma das nossas principais linhas de receita: planos de saúde, e venda de serviços médicos hospitalares para outros planos de saúde, este último justificado pela estratégia de verticalização com aquisição de novos hospitais.
As despesas administrativas, comerciais, créditos de liquidação duvidosa (PDD) e outras despesas totalizaram R$ 111 milhões, resultando em 11% da receita líquida em 31 de dezembro de 2020 e permanecendo no mesmo percentual para em dezembro de 2021, fruto de uma busca constante por melhorias de produtividade.
O lucro líquido do exercício findo em dezembro de 2021 atingiu R$ 60,6 milhões. A produtividade se traduz em ganho de escala conforme crescemos nosso negócio e adquirimos novas empresas com significativos ganhos de sinergia ao longo do tempo.
Política de destinação dos resultados do exercício
Em conformidade com a legislação societária, após absorção dos lucros/ prejuízos acumulados, e distribuição de dividendos, o saldo remanescente foi transferido, para conta de reserva de lucros.
Principais investimentos realizados
A busca pelo aprimoramento contínuo da qualidade e excelência na prestação de serviços de assistência integral à saúde é incessante, e por isso continuamos a realizar investimentos relevantes em nossos ativos e operações. No ano de 2021 a operadora fortaleceu suas as atividades estruturando as aquisições ocorridas no ano de 2020 que foram o Hospital do Coração de Balneário Camboriú no Estado de Santa Catarina, o Hospital Santa Brígida em Curitiba no Estado do Paraná e a da LifeDay operadora de planos de saúde.
Em abril de 2021, a Companhia concluiu a aquisição do Hospital do Coração de Londrina, que conta com 248 leitos, sendo 83 leitos UTI, distribuídos em duas unidades localizadas em Londrina/PR.
Os resultados obtidos em 2021 fortalecem nossa certeza de que estamos no caminho certo, oferecendo uma proposta de valor inigualável a nossos clientes, provendo atendimento de qualidade a preços acessíveis.
Gestão de Pessoas
Em 2021, a área de Recursos Humanos fortaleceu ainda mais a cultura organizacional da Operadora, reforçando o espírito empreendedor com uma abordagem profissional e única. A Operadora acredita que uma equipe comprometida com o cliente e experiente no setor de assistência à saúde constitui vantagem competitiva decisiva no complexo mercado de atuação.
Além disso, ao longo de 2021, a Operadora continuou a fortalecer dois pilares estratégicos: acolhimento e qualidade. O Operadora acredita que acolhimento é comportamento chave para uma organização focada no cliente. Diversas atividades foram desenvolvidas para reforçar o engajamento dos colaboradores no acolhimento ao beneficiário.
O número de colaboradores da Operadora em dezembro de 2021 é de 1603.
Endividamento
Nosso endividamento (representado por empréstimos e financiamentos e obrigações contratuais - circulante e não circulante), atingiu o montante total de R$ 121.551,17, já o montante de caixa e equivalentes de caixa e aplicações financeiras circulante era de R$ 12.624.606,20.
Declaração sobre capacidade financeira
A Operadora dispõe e tem capacidade financeira suficiente para cumprir as obrigações, junto a ANS e seus fornecedores.
Relacionamento com Auditor Independente
Ao longo do exercício de 2021, a Operadora utilizou os serviços de auditoria independente da Grunitzky Auditores Independentes S.S. para realizar auditoria e emitir relatórios sobre as demonstrações financeiras individuais da Operadora. A administração da Operadora informa que tem como política não contratar o auditor independente em serviços de consultoria que possam gerar conflitos de interesse. A administração e seu auditor independente entendem que os serviços mencionados não geram conflitos de interesse e, portanto, não apresentam riscos de independência de acordo com as regras vigentes no Brasil.
A Administração.
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