Voltar

Demonstrações Contábeis - 2020

Demonstrações Contábeis - 2020

Relatório da Administração

A Administração da Clinipam Clínica Paranaense de Assistência Médica Ltda. submete à sua apreciação o Relatório da Administração e as correspondentes Demonstrações Financeiras, acompanhadas do relatório do Auditor Independente,
referente ao exercício findo em 31 de dezembro de 2020.

Desempenho econômico financeiro

No Brasil, após a comprovação do primeiro caso de coronavírus, paralisações decorrentes do distanciamento social foram solicitadas ou impostas por autoridades governamentais ou definidas por empresas como medidas preventivas.

Essas paralisações impactaram diversos segmentos da economia nacional, dentre os principais, o varejo físico e diversos segmentos da indústria, além da cadeia de serviços. Os diversos indicadores da macroeconomia sofreram bruscas alterações em relação ao que vinha sendo esperado por especialistas no cenário pré-pandemia, sendo alguns deles mais impactados como o Produto Interno Bruto (PIB) e a taxa de desemprego.

A inflação ao consumidor medida pelo IPCA atingiu 4,52% em 2020, com um leve crescimento comparado ao ano de 2019 (4,31%), mas ainda dentro da meta de inflação. Em 2019, a inflação médica ainda se manteve em patamar elevado, porém com redução quando comparada ao ano de 2018, tendo atingido 14,5% versus os 17,3% apurados no período de doze meses findo em 31 de dezembro de 2018, segundo dados do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS). Para 2020, devido aos impactos da pandemia, inclusive na cadeia de suprimentos do setor, ainda não é possível afirmar
qual o patamar esperado para o indicador ao final do ano.

O Produto Interno Bruto retraiu em 5,0% nos 9 primeiros meses de 2020, devido aos impactos provocados pela pandemia. Para o final do ano, com a retomada das atividades econômicas na segunda metade do ano, o Banco Central projeta uma leve melhora do cenário com uma retração mais próxima de 4,4% frente o ano de 2019.

A taxa básica de juros foi reduzida gradualmente, passando de 4,5% ao final de 2019 para o menor nível histórico, de 2,0%, em agosto de 2020, permanecendo no mesmo patamar desde então. A estratégia tem como objetivo fortalecer o consumo das famílias e o investimento privado, e como consequência reativar a economia permitindo a
geração de empregos.

A taxa média de desemprego atingiu 14,3% em dezembro de 2020, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), comparado com 11,9% em 2019. Houve criação de 280 mil postos formais entre janeiro e dezembro de 2020, segundo o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), indicando a continuidade
da retomada do emprego, apesar das dificuldades impostas durante o ano pela crise sanitária global.

Embora a cobertura de saúde suplementar tenha forte relação com quantidade de empregos formais – cerca de 68% dos beneficiários detinham apólices de planos coletivos em dezembro de 2020 – o setor de saúde teve crescimento de beneficiários, conquistando mais de 500 mil vidas em relação a 2019. A taxa de cobertura dos planos de saúde passou de 24,2% para 24,5% em 2020.

Política de destinação dos resultados do exercício

Em conformidade com a legislação societária, após absorção dos lucros/ prejuízos acumulados, e distribuição de dividendos, o saldo remanescente foi transferido, para conta de reserva de lucros.

Premiações

A aquisição da Clinipam pelo GNDI foi reconhecida como melhor operação do ano na categoria fusões e aquisições doméstica, pela revista Latin Finance (“Deal of the Year 2020”).

Principais investimentos realizados

A busca pelo aprimoramento contínuo da qualidade e excelência na prestação de serviços de assistência integral à saúde é incessante, e por isso continuamos a realizar investimentos relevantes em nossos ativos e operações.

Os resultados obtidos em 2020 fortalecem nossa certeza de que estamos no caminho certo, oferecendo uma proposta de valor inigualável a nossos clientes, provendo atendimento de qualidade a preços acessíveis.

Em maio de 2020, a Operadora adquiriu o Hospital do Coração de Balneário Camboriú no Estado de Santa Catarina. O hospital de alta complexidade conta com 58 leitos, sendo 10 UTIs, além de duas salas cirúrgicas e 8 consultórios de pronto socorro, uma unidade de hemodinâmica, ala oncológica e laboratório de análises clínicas.

Em outubro de 2020, o GNDI adquiriu o Hospital Santa Brígida em Curitiba no Estado do Paraná, que conta com 72 leitos, sendo 21 UTIs, além de 4 salas obstétricas e 5 consultórios de pronto socorro, além de uma ala diagnóstica com ultrassonografia, endoscopia, radiografia e laboratório de análises clínicas.

Já em dezembro de 2020, a Operadora concluiu a aquisição da LifeDay, uma Operadora de planos de saúde com cerca de 57 mil beneficiários, com presença nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Gestão de Pessoas

Em 2020, a área de Recursos Humanos fortaleceu ainda mais a cultura organizacional da Operadora, reforçando o espírito empreendedor com uma abordagem profissional e única. A Operadora acredita que uma equipe comprometida com o cliente e experiente no setor de assistência à saúde constitui vantagem competitiva decisiva no complexo mercado de atuação.

Além disso, ao longo de 2020, a Operadora continuou a fortalecer dois pilares estratégicos: acolhimento e qualidade. O Operadora acredita que acolhimento é comportamento chave para uma organização focada no cliente. Diversas atividades foram desenvolvidas para reforçar o engajamento dos colaboradores no acolhimento ao beneficiário.

O número de colaboradores da Operadora em dezembro de 2020 é de 2.204.

Endividamento

Nosso endividamento (representado por empréstimos e financiamentos e obrigações contratuais - circulante e não circulante), atingiu o montante total de R$ 41.170.605,76, já o montante de caixa e equivalentes de caixa e aplicações financeiras circulante era de R$ 114.232.357,22.

Declaração sobre capacidade financeira

A Operadora dispõe e tem capacidade financeira suficiente para cumprir as obrigações, junto a ANS e seus fornecedores.

Relacionamento com Auditor Independente

Ao longo do exercício de 2020, a Operadora utilizou os serviços de auditoria independente da Grunitzky Auditores Independentes S.S. para realizar auditoria e emitir relatórios sobre as demonstrações financeiras individuais da Operadora. A administração da Operadora informa que tem como política não contratar o auditor independente em serviços de consultoria que possam gerar conflitos de interesse. A administração e seu auditor independente entendem que os serviços mencionados não geram conflitos de interesse e, portanto, não apresentam riscos de independência de
acordo com as regras vigentes no Brasil.

A Diretoria.

Arquivos para Download:


Publicado em: 31/03/2021 Veja mais notícias
Selo ANS Número ANS