Home > Notícias > Quais as principais causas do câncer de língua?

Quais as principais causas do câncer de língua?

Publicado em: 27/03/2024 Quais as principais causas do câncer de língua?

Quais as principais causas do câncer de língua?

Saiba quando ir ao médico e como identificar possíveis sintomas da doença

Que o cuidado com a saúde é fundamental, todos sabem. Fazer o check up anual, para conferir se tudo está em dia, cuidar da alimentação e buscar ter um estilo de vida saudável, são atos de autocuidado de extrema importância. Além disso, é importante observarmos o nosso corpo e os sinais que ele nos dá.

A última pesquisa feita pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), mostra que o câncer bucal acomete cerca de 11 mil homens e 4 mil mulheres por ano. As regiões Sul e Sudeste do Brasil são as com maior incidência e mortalidade. Os dados também apontam que o câncer bucal é mais comum em homens acima dos 40 anos.
Embora não seja o tipo mais comum de câncer bucal, nos últimos anos, os casos de câncer na língua estão aumentando. Por isso, é imprescindível prestar atenção aos sinais do corpo. Separamos algumas informações importantes para você. Confira!

Principais causas do câncer de língua

O uso exagerado e contínuo de tabaco e álcool podem aumentar, em 20 vezes, as chances de uma pessoa ter câncer de língua. Além disso, existem outros fatores de risco, como infecções por vírus ou fungos e por HPV, com tumores na base da língua; má higienização bucal ou prótese dentária mal fixada.

Sintomas da Doença
Qualquer mudança no corpo precisa ser observada e levada a sério. No caso do câncer de língua, os sintomas podem ser confundidos com outras doenças como uma simples lesão ou uma afta. Por isso, qualquer alteração como mancha avermelhada ou esbranquiçada, feridas, nódulos no pescoço, dificuldade ou dor para engolir, deve ser comunicada ao médico.
Que tal contar com o melhor plano de saúde para você e sua família, tendo a oportunidade de fazer exames de rotina para detectar possíveis problemas? Faça uma cotação agora e tenha acesso aos melhores profissionais e atendimento com a Clinipam. Saiba mais sobre as modalidades odonto, plano de saúde individual e também empresarial.

Como é realizado seu diagnóstico?
O primeiro passo é ir ao médico, que fará um exame clínico detalhista e encaminhará o paciente para exames complementares, por exemplo, de imagem e videolaringoscopia. Também é realizada biópsia para confirmar o câncer.

Como funciona o tratamento do câncer de língua?

O tratamento varia conforme a evolução do câncer, então, em cada paciente, pode ser diferente. Inicialmente, o tratamento é feito na localização da lesão, levando em consideração o tamanho, o histórico do paciente e se há, ou não, metástases em outros lugares do corpo.
Há casos em que o câncer na língua é tratado com cirurgia e, depois, radioterapia, com possibilidade de quimioterapia. Após o tratamento, é preciso continuar indo ao médico, para acompanhar se a doença evolui ou não. Em casos de cura, o acompanhamento médico continua sendo necessário.
Continue acompanhando o nosso blog para ficar por dentro de outros temas relacionados à saúde. Até a próxima!