Clinipam

O cancerologista ou oncologista é o médico especialista no estudo das neoplasmas (tumores) benignas ou malignas e suas reações e desenvolvimento no corpo humano, além de indicar o tratamento adequado para cada tipo de câncer.

O tratamento de qualquer tipo de tumor necessita do auxílio de outros médicos especialistas, como: Pediatra, radiologista, psiquiatra, entre tantas outras, dependendo da localidade da doença no corpo do paciente. Lembrando que cada câncer é sempre muito específico, por isso, não há tratamentos únicos e sim personalizados para cada caso.

A Cancerologia também exige um pouco mais de sensibilidade por parte do médico, pois ele precisa orientar e acompanhar o psicológico do paciente, devido a gravidade da doença e a agressividade dos tratamentos, que podem causar vários efeitos colaterais.

Câncer


O câncer é caracterizado pelo crescimento desordenado de células cancerígenas que podem invadir tecidos e órgãos do corpo, podendo se espalhar com facilidade para outras regiões. Como falamos acima, o tratamento do câncer é multidisciplinar, necessitando de acompanhamento de vários médicos especialistas. Porém, quem irá indicar o tratamento adequado para o paciente é o cancerologista.

Conheça agora os principais tipos de câncer e os tratamentos mais utilizados em casos de pacientes com algum tipo de tumor.

Principais tipos de câncer


Câncer de pele

A pele é o maior órgão do corpo humano, responsável por regular a temperatura do corpo e protegê-lo contra agentes externos. A principal causa deste tipo de câncer é o excesso de exposição aos raios ultravioleta do sol.

Há vários tipos de câncer de pele, mas os mais comuns são: carcinomas, ocorrem com mais frequência entre os brasileiros e são menos agressivos e os melanomas, que são menos frequentes, eles são mais graves, considerados tumores malignos que pode se espalhar pelo corpo todo criando metástases.

A maneira mais eficiente de se prevenir contra este tipo de câncer é se proteger ao máximo contra as luzes solares, utilizando sempre filtro solar.

Câncer de próstata

O câncer de próstata é o tumor que mais atinge homens acima de 50 anos. A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino que envolve a uretra. Os principais fatores de risco da doença são: histórico familiar, idade avançada, fatores ambientais, sedentarismo e maus hábitos alimentares.

Câncer de mama

O câncer de mama é muito comum entre as mulheres, mas também pode atingir homens. O principal fator de risco da doença é a idade avançada. Por isso, é recomendado que toda mulher a partir dos 40 anos faça pelo menos uma vez ao ano a mamografia, principal exame para diagnosticar esse tipo de tumor. O histórico familiar e a gravidez tardia também contribuem para o aumento do risco da doença.

Principais tipos de tratamento contra o câncer


Quimioterapia 

A quimioterapia é o tratamento mais comum contra o câncer. Ela consiste na aplicação de drogas na circulação sanguíneos, com o intuito de retardar o crescimento do câncer. Esse método possui alguns efeitos colaterais, pois ele não atinge apenas as células cancerígenas, mas também as saudáveis. Por isso, muitos pacientes sofrem com a queda de cabelo, aftas e diminuição dos glóbulos brancos, vermelhos e as plaquetas, deixando-o mais fraco.

Radioterapia

A radioterapia é a aplicação de uma dose pré-calculada de radiação sobre o tumor com intuito de destruir as células cancerígenas. 

Imunoterapia 

A imunoterapia é um tratamento que procura estimular o sistema imunológico, utilizando substâncias que modificam a resposta biológica para que o sistema imune do paciente reconheça as células malignas do tumor e a eliminem.

Hormonioterapia

A Hormonioterapia consiste na manipulação do sistema endócrino em pacientes que possuem tumores que apresentam hormoniossensibilidade. Através de medicamentos específicos, esse tratamento procura inibir a ação de hormônios que estimulam as células do câncer a crescer. A Hormonioterapia é mais utilizada para o tratamento de: câncer de mama, carcinomas de endométrio e de próstata e os tumores tiroidianos iodocaptantes.

Consulte sempre um médico.

Guia Médico


Notícias

Exames