Aqui você encontra materiais e releases da assessoria de imprensa CLINIPAM.
Além do câncer de próstata, que é a principal bandeira do Novembro Azul, médicos da Clinipam alertam sobre os perigos das doenças cardiovascularesÉ fato: os homens têm mais dificuldade que as mulheres cuidarem-se e envelhecer. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e a Pesquisa Saúde, Bem-Estar e Envelhecimento, financiada pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), divulgadas no ano passado, apontam que, em comparação com a população feminina, os homens não se alimentam corretamente, não fazem exercícios físicos regulares, fumam mais, vão menos ao médico e, por consequência, têm mais problemas de saúde e vivem menos. Na tentativa de reverter esse quadro, surgiu um movimento batizado de Novembro Azul, que incentiva os homens a cuidarem da saúde. O câncer de próstata é um dos vilões da saúde do homem: apenas em 2018, 68 mil casos da doença foram diagnosticados no Brasil, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Paulo Poli, gerente médico da Clinipam, comenta que esse tipo de tumor é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). “As maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho”, diz. Ele acrescenta que o diagnóstico só é possível por meio de dois exames: o antígeno prostático específico (PSA), que permite rastrear e definir a sequência ideal de tratamento nos pacientes com neoplasia de próstata avançada, além do exame de toque – tão temido pelos homens. “Hoje, um terço dos pacientes se recusa a fazer o exame de toque por conta do preconceito. Nós temos que conscientizar as pessoas de que é um exame que leva cinco segundos e pode evitar problemas maiores no futuro. Com a detecção precoce do câncer da próstata, as taxas de cura giram em torno de 90% a 95%. Daí a importância de levar a sério a prevenção e visitar o urologista regularmente”, diz. E para incentivar os homens a cuidarem da saúde nesse Novembro Azul, a Clinipam oferece o exame PSA com desconto de 1º a 30 de novembro para toda a população de Curitiba. Neste período, o valor do procedimento é R$ 45. A coleta pode ser realizada em todos os Postos de Coleta do Laboratório, inclusive no Centro de Medicina Diagnóstica. Para maiores informações sobre os horários de atendimento dos Postos ou preparo para o exame, os interessados podem consultar o site da Clinipam (www.clinipam.com.br) ou entrar em contato pelo telefone 3016-9060. Doenças cardiovasculares lideram incapacitação O câncer não deve ser a única preocupação dos homens no Brasil. Para manter a saúde em dia, é preciso mudar o estilo de vida. Adotar hábitos saudáveis é a primeira medida de prevenção, que pode combater uma série de enfermidades. Alimentação inadequada, tabagismo, uso de bebida alcóolica, sedentarismo, sobrepeso e obesidade são grandes fatores de risco à saúde e podem levar a uma doença silenciosa que surpreende pacientes, familiares e é responsável pelo maior índice de incapacitação no Brasil. Conhecido popularmente como derrame, o acidente vascular cerebral (AVC) é a segunda maior causa de mortes no mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), junto com o infarto, representa mais de 30% dos óbitos. Outro dado que preocupa médicos e profissionais de saúde é a faixa etária: 69% das vítimas têm menos de 60 anos.O médico cardiologista do Centro de Qualidade de Vida da Clinipam, Alexandre Marchi Guedes, alerta que a diminuição da qualidade de vida é a consequência mais grave: “aproximadamente 70% das pessoas que sobrevivem a um AVC não conseguem retornar ao trabalho, e metade delas ficam dependentes de outras para realizar suas atividades diárias”. Entre os principais gatilhos do problema está um velho conhecido dos brasileiros, o sedentarismo. Junto com a má alimentação, a obesidade e a hipertensão, cria o cenário perfeito para o AVC. “É importante destacar que outras patologias, inclusive crônicas, também abrem caminho para o derrame. Má formação arterial cerebral (aneurisma), cardiopatias, arritmias cardíacas, tromboses vasculares e doença aterosclerótica aumentam os riscos”, destaca Guedes. Cuide-se mais! Nesse mês de novembro, a Clinipam convida todos os seus pacientes a serem protagonistas de sua saúde. Cuide-se: se alimente melhor, escolha uma atividade física para cuidar do corpo e da mente, evite o estresse e mantenha seu check-up em dia. Se você tem dúvidas, pode pedir orientação do seu médico e verificar a necessidade de realizar exames complementares.
A Delloitte, empresa de consultoria e estudos de mercado realizou uma pesquisa com 80 especialistas em diversos players globais - incluindo Brasil, China e Estados Unidos - para identificar as tendências do marketing até 2021. A experiência é uma dessas tendências que é bastante valorizada na Clinipam. Por ser uma empresa que lida com o bem mais precioso dos seus clientes, a sua saúde e dos seus familiares, a operadora sabe a importância de prestar um atendimento cada vez mais humanizado e acolhedor.E a empatia com a marca começa, muitas vezes, no canal telefônico, usado para marcar consultas e liberar exames. E foi justamente por conta da qualidade prestada na central telefônica, que a Clinipam ganhou o troféu “Excelência no Atendimento ao Cliente da Saúde”, um reconhecimento da Associação Brasileira de Marketing (ABT).O case da Clinipam foi inscrito pela DBM, empresa terceirizada responsável pelo canal de call center da operadora e concorreu na categoria “operações de atendimento”. O case apresenta os resultados da personalização do atendimento desde o primeiro contanto do consumidor com a central telefônica, quando ele é direcionado para os tele atendentes através da URA.Ao escutarem a mensagem gravada, os mais de 330 mil beneficiários da Clinipam, no Paraná e Santa Catarina, são convidados a digitar o número da sua carteirinha antes de prosseguir o atendimento. Desse modo, antes de iniciarem a assistência aos clientes, os tele atendentes têm acesso ao perfil de quem está do outro lado da linha e conhecem quais foram suas últimas solicitações. Quando o serviço inicia o beneficiário já é chamado pelo próprio nome, o que caracteriza o atendimento personalizado. Os objetivos de personalizar a experiência dos clientes e de prestar um auxílio mais humanizado e acolhedor, além da redução do tempo médio de atendimento foram concretizados. “Conseguimos preencher esse dois requisitos e no serviço de tele atendimento isso é mesmo um case. Tivemos um ganho de performance com a redução de 1 minuto e 14 segundos em cada ligação, o que é um resultado fantástico quando analisamos a volumetria da nossa central telefônica. Para se ter uma ideia, realizamos de 140 a 160 mil atendimentos por mês. Nossa equipe de tele atendimento concentra 240 colaboradores”, diz Prescila Fabretina, gerente de Atendimento da Clinipam. Todos os esforços realizados em parceria entre a Clinipam e a DBM é oferecer, nos atendimentos telefônicos, o mesmo acolhimento praticado no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) e na assistência presencial.
Patrocinadora oficial das corridas de rua infantis da Prefeitura de Curitiba, a maior operadora de saúde do sul do Brasil com rede própria de atendimento proporcionou momentos de lazer e de cuidado com a saúde para beneficiários e toda população da capital e região]O Parque Barigui foi cenário, no último domingo, dia 20 de outubro, de diversas ações para enaltecer a promoção da saúde. Os beneficiários da Clinipam e a população de Curitiba participaram de diversas atividades ao ar livre, oferecidas pela operadora paranaense de saúde, que conta com mais de 330 mil vidas na sua carteira de clientes e que já é a maior do sul do Brasil com rede própria de atendimento.
Às 7h30, os adultos percorrem 3 km na Caminhada Clinipam, realizada em comemoração aos 36 anos da empresa, completados no último mês de setembro. “É com muita satisfação que promovemos essa ação, que reforça um dos princípios da Clinipam: o foco do nosso negócio é cuidar da saúde e não da doença. Queremos incentivar nossos beneficiários e toda a população de Curitiba a se encorajarem para fazer, pelo menos, 30 minutos de caminhada por dia, para se tornarem pessoas ativas. Essa é uma alternativa para aumentar a expectativa de vida, que já está em 75 anos”, diz Dr. Cadri Massuda, diretor executivo e sócio fundador da Clinipam.
Na ocasião, o gerente médico da empresa, Dr. Paulo Poli, falou para os participantes do evento sobre a mobilidade ativa e sua importância para melhorar a qualidade de vida. “No passado, as pessoas se movimentavam mais. Hoje, com as facilidades do meio de transporte, como o carro, deixamos de andar a pé. Tudo isso trouxe um impacto para a saúde da população e contribui com o aumento nas taxas de obesidade. A cada 10 brasileiros, 6 estão com sobrepeso ou obesos. Para reverter esse quadro, precisamos estimular a mudanças de hábitos: trocar o carro pela bicicleta e o elevador pelos lances de escada, por exemplo. Pequenas mudanças no nosso dia a dia podem trazer mudanças significativas para nossa saúde”, reforça Poli.
A psicóloga Melissa Keikes já sabe a importância dos exercícios para a saúde e pratica o ciclismo, pelo menos, duas vezes por semana. Ela marcou presença na Caminhada e aproveitou para aferir a pressão arterial no stand do Centro de Qualidade de Vida (CQV) da Clinipam no Parque Barigui. “É sempre bom se cuidar. E esse trabalho de prevenção é muito importante: é melhor prevenir do que remediar. Além dos benefícios físicos, a prática de exercícios é importante também para a saúde mental”, observa.
Corrida infantil
A 3ª Etapa da Corrida Clinipam - Circuito Infantil de Corridas de Curitiba, uma realização da Prefeitura com patrocínio da Clinipam foi um sucesso e distribuiu 2.500 medalhas. A maratona já se tornou uma tradição entre os pequenos que apreciam essa modalidade. A intenção de promover a competição é estimular a mudança de hábitos: a obesidade infantil atinge pelo menos cinco milhões de crianças com menos de cinco anos em todo o mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Veterana na Corrida da Clinipam, Jenifer Antunes, que competiu na categoria infanto-juvenil, sagrou-se campeã. Ela já havia subido no pódium nas etapas anteriores, nas quais se classificou em 3º e 2º lugares. Mas dessa vez, superou os últimos resultados e alcançou o primeiro lugar. Consciente, Jenifer sabe, na ponta da língua, todos os benefícios propiciados pelo esporte. “É importante para o crescimento, para o desenvolvimento do corpo e da mente e para trazer disciplina para nossa rotina. Além disso, as competições trazem uma grande lição e nos ensinam a traçar estratégias para chegar à vitória. E para vencer na vida, também é preciso ter estratégia”, diz a campeã.
Encerramentos do Ser Saudável, Mova-se e SOS Balança
O CQV é uma unidade especializada na prevenção e controle de doenças crônicas, como a obesidade. Entre os programas do CQV estão o Ser Saudável, dirigido para os colaboradores da operadora; o Mova-se, voltado para as crianças, adolescentes; e o SOS Balança, destinado para os adultos. Os três foram criados para estimular a mudança de hábitos, por meio do incentivo à adoção de uma alimentação saudável e da prática de exercícios. O objetivo final é perder peso e ganhar qualidade de vida.
E, no último domingo, os participantes dos três programas também participaram de aulão de dança pra lá de animado numa tenda montada no Parque Barigui para comemorar o encerramento da última edição. No Mova-se, juntos, crianças e adolescentes eliminaram 32 quilos. Já no SOS Balança, os 66 inscritos eliminaram 222 quilos.
A psicóloga Bruna Cristina Silva Bastos, uma das profissionais da equipe multidisciplinar que comandam os programas de emagrecimento comenta que essa edição foi muito especial. “O peso eliminado é apenas uma consequência. Notamos grandes avanços na mudança de comportamento, como uma alimentação balanceada e o abandono do sedentarismo. Além disso, notamos a melhora na autoestima e no humor dos participantes, que também são importantes para a saúde e qualidade de vida”, atesta Bruna Bastos.
A dona de casa Claudia Meneses, que participou do SOS Balança confirma as palavras da psicóloga. Em seu depoimento, ela conta que o tomate, o brócolis e a cenoura agora fazem parte das suas refeições. “Eu não comia legumes e verduras, porque nunca tinha experimentado. Aprendi como preparar a alimentação e a fazer o prato. Mas a lição mais importante do SOS Balança foi cultivar o amor próprio. Aprendi a importância de me cuidar e que minha saúde está em primeiro lugar”, finaliza.
Informamos que não haverá retirada antecipada da camiseta da Caminhada 36 anos Clinipam.Para os inscritos antecipadamente no site, a retirada da camiseta deverá ser feita no dia do evento, domingo 20/10, a partir das 7h, no Parque Barigui - Estacionamento BR-277.Chegue cedo e garanta a sua!Patrocínio: ClinipamApoio: Médico de Olhos
Personagens amados pelo público infantil comandaram Dia das Crianças no Ônix Batel A Branca de Neve, o Shrek, a Elsa de Frozen, a Magali da Turma da Mônica e muitos outros personagens do universo infantil passaram o dia no Hospital Ônix Batel. Foram os próprios colaboradores, de todos os setores, que se fantasiaram para trazer mais alegria para as crianças. A ação foi planejada por toda a equipe, como conta a gerente do hospital, Márcia Albino. “Todo mundo se engajou nessa iniciativa e todos estavam muito ansiosos para compartilhar esse momento de alegria ao lado das crianças e dos seus familiares. O resultado superou nossas expectativas: os 30 pacientes que estavam internados aqui pela manhã ficaram muito felizes e, para nós, foi uma experiência emocionante”, relata. A festa o Dia das Crianças foi planejada para elevar a autoestima dos pequenos pacientes e fazer com que eles se sentissem acolhidos. A programação foi intensa e recheada de atrações como nariz Solidário, oficina de pintura, pintura no rosto, momento de contação de história, oficina de dança, oficina de cupcake e revelação da fantasia campeã.
Durante o Outubro Rosa, objetivo da operadora é estimular as mulheres, mesmo àquelas que não possuem plano de saúde, a realizar o procedimento capaz de detectar o câncer de mama precocemente“Neste Outubro Rosa, seja protagonista da sua história”. Esse é o mote da campanha 2019 da Clinipam para marcar o Outubro Rosa. Apesar de bastante difundidos pelos meios de comunicação, os métodos de controle e de prevenção do câncer de mama nem sempre são colocados em prática pelas mulheres. E, para incentivar o público feminino a fazer a mamografia neste mês de outubro, a Clinipam oferece 50% de desconto nesse exame para toda a população de Curitiba – o valor do procedimento será de apenas R$60. As interessadas devem agendar o exame até 31 de outubro, pelo telefone: 41 3016-9060. O procedimento será realizado no Centro de Medicina Diagnóstica, que fica na Avenida Nossa Senhora da Luz, número 2.169, em Curitiba.
No próximo dia 6 de outubro, a Clinipam também vai distribuir vouchers para promoção do exame de mamografia em evento promovido pela Rede Massa na Arena da Baixada para comemorar o Outubro Rosa. Na ocasião, haverá show beneficente de vários artistas, como: Paula Fernandes, Rick e Renner, Daniel, Gustavo Lima, Léo Chaves, Henrique e Diego, Edu Chockay, Roberta Miranda, Bruna Vilela, É o Tchan, Gustavo Toledo e Gabriel, Yasmin Santos e Padre Reginaldo Manzotti. A renda será revertida para o Hospital Erasto Gaertner. Os ingressos já estão sendo vendidos nas lojas da rede de farmácias Nissei e nas bilheterias do Clube Atlético Paranaense. As entradas custam R$ 10 (arquibancada superior); R$ 15 (arquibancada e gramado); R$ 25 (pista vip). Quem quiser aderir ao ingresso solidário e pagar meia-entrada deve levar um quilo de alimento não perecível para doação no dia do evento.
Mais informação, menos mortalidade
O Movimento Outubro Rosa foi criado para conscientizar o público em geral, e principalmente as mulheres, sobre fatores de risco, formas de proteção e medidas de detecção precoce relacionadas ao câncer de mama. A doença não apresenta sintomas em sua fase inicial, por isso o diagnóstico precoce é difícil. Para a prevenção, é necessário que as mulheres pratiquem o autoexame e, entre os 50 e 69 anos, façam a mamografia a cada dois anos, segundo a recomendação do Inca (Instituto Nacional do Câncer) e do Ministério da Saúde. Vale lembrar que quanto antes o câncer é identificado, mais altas são as taxas de sucesso no tratamento.
Na opinião da oncologista da Clinipam Dra. Gisah Guilgen, as campanhas como o Outubro Rosa são muito importantes. “As ações lembram sobre a importância dos exames e o diagnóstico precoce aumenta a chance de cura. As campanhas promovem ainda a reflexão sobre a adoção de um estilo saudável, de manter uma alimentação balanceada, praticar exercícios físicos, manter o peso adequado, além dos cuidados com a questão da reposição hormonal. Todos esses fatores podem diminuir os riscos do câncer”, diz.
Câncer de mama
Segundo dados da Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer, o câncer de mama é o tipo de neoplasia mais comum e que mais mata mulheres em todo o mundo (a lista não considera o câncer de pele não melanoma, que tem alta incidência na população). A Agência informa ainda que um em cada quatro casos de câncer em mulheres em todo o mundo são de mama.
A telemedicina na sala de espera Ficou para 2020 a regulamentação da telemedicina no Brasil. O assunto gera muitos debates porque o próprio termo “telemedicina” é muito abrangente e envolve subtemas como inovações tecnológicas que estão alterando o modo convencional de atendimento e diagnóstico médico. Desde o paciente que acredita que virou um especialista em saúde com a ajuda do Dr. Google, até o acompanhamento remoto via WhatsApp - que alguns profissionais realizam com pacientes longevos ou previamente examinados - a medicina a distância mobiliza e desafia o setor a responder aos novos tempos. A discussão sobre o tema é urgente. Nesta semana, durante o HIS – Healthcare Innovation Show, acontece um Summit de telemedicina, no qual serão exibidas aplicações práticas do tele atendimento no Brasil e no mundo e o real potencial da tecnologia na visão da liderança clínica. Um dos destaques do evento é Eduardo Cordioli, gerente médico de telemedicina do Hospital Israelita Albert Einstein. A Clinipam também apresenta case sobre o tema. O Dr. Clinipam foi um dos projetos selecionados pela comissão do HIS e será um dos modelos demonstrados para os participantes. O modelo assistencial da operadora paranaense foi concebido pela melhorar o acesso dos beneficiários ao corpo clínico em situações que não necessitam de atendimento emergencial. Uma das vantagens do Dr. Clinipam é a diminuição das filas de espera nos prontos atendimentos e a resolução de dúvidas sobre o estado de saúde sem precisar sair de casa. Até hoje, o Dr. Clinipam já contabilizou mais de 18 mil downloads e 30 mil atendimentos, desde agosto de 2018, quando foi implementado. O nível de satisfação dos pacientes é alto e muitos deles são reincidentes no uso da plataforma. Muitas pessoas querem sanar dúvidas simples, como a interpretação de um exame, ou verificar se está tudo bem em situações em que soa um alarme – por menos barulhento que seja – de que alguma coisa está errada no organismo. A telemedicina é útil, sobretudo, nessas situações pontuais.No aplicativo da Clinipam, as gestantes e as mamães de primeira viagem lideram o ranking na busca pelo tele atendimento. Por insegurança e excesso de zelo, elas lotavam os prontos socorros em situações corriqueiras, como a mudança da cor ou do formato das fezes dos bebês. Agora, como aplicativo Dr. Cliniapam Online, recebem orientação de um profissional sobre como agir diante daquele cenário, evitando o desconforto das filas nos plantões médicos. Eficiência na comunicação interna O projeto Talkers, também da Clinipam, foi escolhido para ser apresentado durante o HIS 2019. A finalidade desse projeto é melhorar a comunicação interna da Clinipam. Por meio de um processo seletivo, foram nomeados os colaboradores que tinham perfil de liderança e que poderiam disseminar informações sobre a empresa. Esses colaboradores foram nomeados como Talkers e são identificados na companhia por um uniforme diferenciado dos demais. O programa é composto por reuniões mensais onde são abordados assuntos pertinentes à empresa, como: ações, novidades, mudanças, políticas interna e campanhas, brainstorming, entre outras. Posteriormente, os Talkers comunicam essas informações em seus setores, por meio de reunião mensal, conversas nas salas, e-mails e mensagens de whatsapp. Os Talkers também são responsáveis por produzir conteúdo para a intranet e receberam capacitação nas áreas de comunicação, branding, endomarketing e redação.
Prezados beneficiários, comunicamos que o Hospital Pinel Ltda, nome fantasia: Clínica Dr. Hélio Rotenberg (CNPJ: 75.097.428/0001-01), está com as suas atividades suspensas temporariamente, conforme solicitação do próprio prestador. Não há previsão de retorno. Informamos que os atendimentos nessa especialidade serão realizados na Porto Seguro Clinica e Pensão Protegida Ltda (CNPJ: 76.801.422/0001-28). Em caso de dúvidas, entre em contato conosco pela central de atendimento ao cliente Clinipam 41 3021 3001.
Acontece esta semana em São Paulo o HIS 19 - Healthcare Inovation Show, o principal evento de inovação em saúde do país. Numa ocasião, os gestores das grandes instituições participam de troca de experiências e de imersão nas tecnologias de ponta que estão disponíveis para melhorar a experiência do cliente na área da medicina privada. A Clinipam está presente no HIS e é finalista do prêmio Referências em Saúde 2019, com dois cases: Talkers e o app Dr. Clinipam. As duas iniciativas chancelam a preocupação constante da empresa na busca incansável de melhor atender seus clientes.
Em meio a tantas doenças crônicas, dores e cartelas de medicamentos, às vezes, muito pacientes se questionam em como se manter saudáveis. E é nessas horas, de reflexão, que buscam outros recursos, que vão além da medicina convencional. Afinal, como prega o ditado popular “Mens sana in corpore sano”, corpo e mente precisam estar integrados para alcançar o equilíbrio e manter o organismo saudável. Em outras palavras, a própria definição de saúde, preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), também relaciona as duas coisas: “um estado de completo bem-estar físico, mental e social; e não somente ausência de afecções e enfermidades”. Os tratamentos alternativos, que exploram a “ligação mente-corpo” cumprem bem esse papel e já são até recomendados pelos médicos - eles também acreditam que esse equilíbrio pode ser a chave para a tão sonhada saúde. O Mindfulness, por exemplo, pode ajudar em vários problemas. A prática descende das tradições Budistas milenares e trabalha muito com as ideias de aceitação e abertura: é preciso aceitar os acontecimentos do presente como eles são e estar abertos a estes momentos, no mundo exterior e no nosso universo interno. A meditação é um dos pilares dessa técnica e se engana quem acha que a prática é indicada apenas para o relaxamento. Meditar aumenta nossa atenção e a capacidade de escolha e pode melhorar, por si só, a saúde física.Os efeitos da Mindfulness já estão sendo percebidos em pacientes que sofrem de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e a Insuficiência Cardíaca. Os profissionais do Centro de Qualidade de Vida (CQV) da Clinipam apostam na técnica milenar em cooperação com os tratamentos da medicina convencional e criaram o grupo “Medita Coração”. As atividades iniciam neste mês de agosto e são dirigidas para pacientes hipertensos . Os especialistas da Clinipam no assunto acreditam que o mindfulness diminui os níveis de cortisol, que é justamente o hormônio do estresse, um dos responsáveis pelo aumento da pressão arterial. Com o novo grupo, a equipe da Clinipam busca ampliar o bem-estar de pacientes que, mesmo com tratamento medicamentoso, ainda não atingiram um controle adequado da pressão arterial.Serão cinco encontros, uma vez por semana, com turmas de até 12 pessoas. Além de ensinar a prática da meditação, o grupo Medita Coração vai orientar os participantes sobre hábitos importantes no controle de doenças crônicas. Clique aqui e saiba mais sobre os grupos do CQV.
A Caminhada dos 36 anos e a Corrida Infantil que seriam realizadas em 01/09 no parque Barigui, Curitiba, foram canceladas em virtude das fortes chuvas.Aguardem novas notícias durante a semana no nosso site, aplicativo e redes sociais.Atenciosamente Clinipam
Educação financeira não é apenas encontrar uma alternativa para sair do vermelho: é aprender a gastar, a fazer escolhas e como guardar dinheiro. O planejamento econômico é essencial para ter uma vida mais tranquila e mais feliz a curto e a longo prazo. E para cuidar da saúde financeira dos seus colaboradores, a Clinipam realiza, durante o mês de agosto, palestras sobre educação financeira ministrada por profissionais do Banco Santander – parceiro da ação – em todas as unidades do Grupo. A iniciativa faz parte do Projeto “Jeito de Ser Clinipam”, que trabalha com oito pilares. O “Ser econômico” é um deles. A realização de sonhos passa pelo equilíbrio financeiro: para fazer uma viagem com a família, oferecer uma festa de casamento ou adquirir um carro ou um imóvel é preciso saber poupar. E tanto a realização dos sonhos quanto a sensação de tranquilidade proporcionada por todos os boletos pagos, interferem na qualidade de vida dos indivíduos. Por isso, o tema educação financeira é tão importante para a Clinipam. Nas palestras, os colaboradores da empresa ganharam conhecimento e habilidade para tomar as melhores decisões quando o assunto é dinheiro. Além de aprenderem sobre a importância do controle orçamentário; como evitar endividamentos; os efeitos positivos de construir uma reserva financeira (pelo menos 10% do salário); os funcionários tiveram a oportunidade de compreender que o cartão de crédito e o cheque especial, por exemplo, são ferramentas oferecidas pelos bancos que devem ser usadas com cautela, em situações emergenciais. A conta é simples: os valores das suas despesas não podem ultrapassar a sua renda. Se isto estiver acontecendo, alguns gastos precisam ser eliminados da sua planilha. Outra dica é procurar fontes de rendas alternativas para aumentar a receita. E, no final da palestra, eles ganham um cofrinho de brinde para simbolizar a ideia de que poupar é possível. E para incentivar ainda mais uma mudança de cultura dos colaboradores para que eles sejam mais organizados em relação às finanças e aos hábitos de consumo, a Clinipam propôs a realização de dois bazares presenciais e outra edição virtual, que será promovida por meio da intranet. O intuito é plantar uma sementinha nos colaboradores, para que eles percebam a importância de consumir de forma consciente. E para quem quiser se aprofundar no assunto, a operadora vai disponibilizar dicas pela intranet sobre a educação financeira. A equipe também terá a sua disposição livros para empréstimo sobre o tema.