Aqui você encontra materiais e releases da assessoria de imprensa CLINIPAM.
O cigarro é a principal causa de morte evitável, segundo a OMS; beneficiários do GNDI Sul contam com suporte psicológico online para tratamento do tabagismo e 60% conseguem parar de fumar
A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou recentemente o quarto relatório sobre tendências globais do tabaco. O documento aponta que são 1,3 bilhão de usuários da substância no mundo, em comparação com 1,32 bilhão em 2015. A expectativa da entidade é que os números continuem diminuindo e que caia para 1,27 bilhão até 2025.
Conforme o relatório da OMS, 60 países estão investindo em políticas públicas para chegar à meta global voluntária de uma redução de 30% no uso do tabaco entre 2010 e 2025 e o Brasil está entre eles. Vale destacar que diminuir o número de fumantes é um grande avanço para os sistemas de saúde. É que o tabagismo é a principal causa de morte evitável, também de acordo com a OMS. Os números são impactantes: o cigarro faz 7 milhões de óbitos por ano, sendo que a causa de 10% dessas mortes - que correspondem a 800 mil casos - podem ser atribuídas ao tabagismo passivo.
O GNDI Sul está fazendo a lição de casa e também possui uma ação para mudar essa realidade. O programa Pitadas de Saúde é oferecido por meio do Centro de Qualidade de Vida (CQV), especializado no tratamento de doenças crônicas. “Desde o início da pandemia criamos um modelo online para atender os pacientes tabagistas. São seis encontros, semanais, que acontecem às quintas-feiras”, conta Jéssica Caroline Almeida, Psicóloga Clínica da Unidade Centro de Qualidade de Vida e Sênior.
O programa Pitadas de Saúde é conduzido por uma psicóloga e uma médica de família. Ao todo, são atendidos 70 pacientes por ano. “Nossa metodologia é de grupos psicoeducativos, que incluem a utilização de matérias científicas e filmes curtos de temas solicitados pelos próprios pacientes. Nossa intenção é levar conhecimento e provocar reflexão. Também há espaço para compartilhamento de experiências”, explica Jéssica.
Suporte psicológico para driblar a abstinência
Além do tratamento farmacológico, o programa Pitadas de Saúde possui uma abordagem cognitiva comportamental. O índice de sucesso é alto: 60% dos dependentes tratados pelo programa conseguiram parar de fumar.
O apoio psicológico é fundamental no tratamento do tabagismo. O psicólogo é o profissional habilitado a ajudar e ensinar o paciente a identificar e administrar suas emoções, sentimentos e pensamentos, além de promover mudança de comportamento. “Também é esse profissional quem auxilia o paciente a criar estratégias de prevenção à recaída, por exemplo. No processo de abstinência o paciente precisa conseguir lidar com um padrão de pensamentos e comportamentos que se repetem em sua mente e que favorecem que ele volte a buscar o cigarro. Esse é o grande desafio para manter a abstinência. A mudança de comportamento e manutenção de novos hábitos é algo construído, relacionado a um processo terapêutico e não apenas medicamentoso”, argumenta a psicóloga da Unidade Centro de Qualidade de Vida e Sênior.
A Pesquisa de Satisfação de Beneficiários de Planos de Saúde é um dos critérios para o PQO, Programa de Qualificação de Operadoras, que tem como objetivo aumentar a participação do beneficiário na avaliação da qualidade dos serviços oferecidos pelas Operadoras. Confira os resultados do Grupo NotreDame Intermédica.a) Relatório final contendo os resultados da pesquisab) Parecer de auditoria independente
Mais comum em mulheres na idade fértil, doença crônica é uma síndrome que se caracteriza por dor osteomuscular e em vários lugares
A Fibromialgia é um mal invisível e que causa muita dor para os pacientes. Desde o ano passado, foi reconhecida pela legislação brasileira (Lei 14.233/2021) como uma doença crônica. A patologia está relacionada com o funcionamento do sistema nervoso central e o mecanismo de supressão da dor que atinge, em 90% dos casos, mulheres entre 40 e 60 anos, mas também pode acometer crianças, adolescentes e idosos.
O sofrimento é duplo: além das dores osteomusculares, em várias partes do corpo, principalmente nos tendões e articulações, os pacientes também enfrentam o preconceito de quem desconhece a gravidade da doença. A dor pode ser intensa, generalizada e incapacitante. Fadiga, distúrbios do sono, dor de cabeça, além de depressão e ansiedade, também são sintomas da Fibromialgia.
Diagnóstico
A causa da doença é desconhecida e está associada aos níveis de serotonina (que são mais baixos nesses pacientes), além de desequilíbrios hormonais, tensão e estresse.
Por estar relacionada a outras doenças reumatológicas o diagnóstico nem sempre é simples. O médico realiza exames clínicos e avalia o histórico dos episódios de dores. Exames laboratoriais também podem ser prescritos para que sejam descartadas outras enfermidades que causem dor.
Apesar de não ter cura, o tratamento da Fibromialgia tem como objetivo aliviar as dores, diminuir o estresse e as inflamações. Além de medicamentos, a práticas de exercícios físicos é recomendada para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
No GNDI Sul os pacientes com diagnóstico de Fibromialgia também são assistidos pelo Centro de Qualidade de Vida (CQV) por meio do Educafibro. O programa é conduzido por uma equipe multidisciplinar e o intuito é melhorar a qualidade de vida. A iniciativa ajuda os pacientes a conviverem melhor com dores e com a dificuldade em lidar com a doença, sob o ponto de vista emocional, sobretudo em momentos de crise.
Higiene do sono
Pacientes com Fibromialgia também devem prestar atenção na qualidade do sono. Dormir bem é fundamental para o controle do estresse, que está intimamente ligado à doença.
Entre as medidas para o sono adequado estão: manter um horário fixo para deitar-se e para levantar-se pela manhã; evitar uso de telas (celular, televisão, computador) antes do horário de dormir; reduzir consumo de café para no máximo duas xícaras ao dia; e realizar atividade física, mas não próxima à hora de relaxar.
A partir de 02/05/2022, os beneficiários do Grupo NotreDame Intermédica (GNDI) terão acesso ao Dr. Clinipam pelo aplicativo GNDI easy Sul. Agora, você passará a ter Pronto Atendimento no seu tablet ou celular com um time seleto de médicos 24h por dia, sem precisar sair da sua rotina, e ter acesso a prescrições médicas com certificação digital válidas em todo o território nacional. O novo Dr. Clinipam passará a oferecer atendimento adulto (Clínico Geral e Médico de Família) e infantil (Pediatra e Médico de Família), de maneira apartada para a maior agilidade do serviço. As consultas serão por vídeo e sem custo adicional para os beneficiários.Benefícios do novo Dr. Clinipam no app GNDI easy SulPrescrições médicas com certificação digital válida em todo o território nacional.Mais segurança sem necessidade de deslocamento.Médicos treinados para prestarem atendimento por videoconferência.90% das necessidades dos beneficiários resolvidas dentro da plataforma.Médicos especialistas disponíveis para atendimento 24h por dia, todos os dias da semana.ATENÇÃO!Com o novo Dr. Clinipam no aplicativo GNDI easy Sul, o GNDI easy Dr. Clinipam será descontinuado e deixará de prestar atendimento a partir de 02/05/2022.
Prezado(a) beneficiário(a),
Informamos que, por motivos de manutenção, o serviço de agendamento pelos Canais Digitais está indisponível temporariamente.
Estamos trabalhando para que o serviço seja reestabilizado o quanto antes.
Agradecemos a compreensão.
Conheça o grupo online do GNDI Sul “Pílulas de Atenção Plena” que ensina técnicas de relaxamento e conexão com o momento presente para amenizar ansiedade
Você sabia que o GNDI Sul incluiu as práticas da meditação na linha de cuidados coordenados dos pacientes? Nosso foco é cuidar da saúde por inteiro, o que significa que os beneficiários são assistidos nas esferas da saúde física e mental. Afinal, essa conexão é indispensável para a qualidade de vida e está relacionada à ideia de um organismo vigoroso e saudável. A própria Organização Mundial da Saúde (OMS) define a saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social; e não somente ausência de afecções e enfermidades.
Por meio do Centro de Qualidade de Vida (CQV), os beneficiários do GNDI Sul podem participar do grupo “Pílulas de Atenção Plena”, que estimula o pensamento equilibrado e um olhar positivo sobre a vida diante das dificuldades.
E não é apenas conversa de psicólogo: há justificativas biológicas para aliar a meditação a tratamentos da medicina convencional. O mindfulness diminui os níveis de cortisol, que é justamente o hormônio do estresse, um dos responsáveis pelo aumento da pressão arterial, por exemplo, que traz consequências graves para a saúde.
O programa é bem visto pelos beneficiários e muitos participantes já sentiram na pele as mudanças positivas provocadas pela meditação. Camila de Fátima Souza Baumel é uma delas e elogia a iniciativa do GNDI Sul. “Poder fazer essa pausa, com a ajuda de pessoas engajadas a fazer o bem para os outros e reavaliar a forma como vemos o mundo é muito bom”, analisa.
Luiza Marinho Lopes também conseguiu tirar os pés do acelerador com a ajuda dos exercícios de atenção plena. "As pausas diárias foram algo que me dediquei e as percebo como um caminho para ter mais frequência nas meditações. Consegui estar mais presente nos meus estudos e respirar com consciência quando estava incomodada com um problema”, conta.
Os encontros do grupo “Pílulas de Atenção Plena” são realizados online e você pode participar do conforto do seu lar.
A história da meditação
A técnica de controlar o pensamento acelerado e aprender a focar no momento presente é conhecida como mindfulness, atenção plena ou meditação. A prática inspira estudos desde a década 1970 e vem mostrando sua eficiência não apenas para tratamentos de estresse, depressão e ansiedade, que são transtornos mentais, mas também para doenças crônicas como diabetes, hipertensão e dor crônica.
Confira a seguir algumas dicas que vão te ajudar a iniciar a prática da meditação.
1. Comece o dia com a meditação
Recomenda-se meditar pela manhã, quando a mente está menos atribulada com os compromissos e os conflitos que surgem ao longo da jornada. Mas se não conseguir praticar ao despertar, encaixe na sua agenda um horário para fazer uma pausa diária. Os minutos que serão dedicados ao mindfulness vão tornar seu dia mais produtivo e leve.
2. Busque um ambiente aconchegante e confortável
Esvaziar a mente exige concentração. Encontre um lugar calmo, preferencialmente livre de movimentos de pessoas ou barulhos. Escolha um tapete ou apoio confortável para meditar. Sente-se com as pernas cruzadas ou com os pés no chão, mantendo a coluna reta.
Outra dica é preparar o ambiente para fazer o ritual: músicas calmas, velas e incensos vão te ajudar a entrar no clima e relaxar.
3. Inspire e expire
Respirar fundo, inspirando o ar pelo nariz e expirando pela boca, é uma forma de manter o corpo relaxado. A respiração é uma grande aliada para eliminar as toxinas do corpo porque aumenta a oxigenação celular.
A contribuição da respiração para a saúde é citada no livro "The Healing Power of the Breath" (O Poder de Cura da Respiração). Nele, cientistas americanos relatam quando mudamos conscientemente a maneira como respiramos, mandamos sinais para o cérebro ajustar o ramo parassimpático do sistema nervoso. Esse processo pode diminuir a frequência cardíaca e a velocidade da digestão e promover uma sensação de calma.
A respiração também nos ajuda a se concentrar no momento presente, essencial para amenizar a ansiedade. Quando se sentir triste ou ansioso, tente o exercício de inspirar e respirar. Se concentre na prática e note as sensações físicas promovidas quando inspira o ar pela boca e expire pelo nariz, sinta a pressão do seu corpo sobre o lugar em que está. Concentre-se para esvaziar a mente. Comece aos poucos, com 5 minutos por dia, e vá aumentando gradualmente.
4. Finalize com tranquilidade
Quando terminar, permaneça por alguns minutos sentado em silêncio e de olhos fechados. Antes de abrir os olhos volte sua atenção aos sons à sua volta, ao contato do seu corpo com o local onde está sentado, a temperatura e ao cheiro do ambiente. A meditação deve ser encerrada com muita calma. Em pouco tempo você vai perceber que esse momento de conexão, consigo mesmo, é um exercício simples, que traz grandes mudanças para sua vida.
Esse post é um convite para que você se dedique àquilo que é o mais importante na sua existência: o seu bem-estar físico e mental. Lembre-se: sua saúde integral depende disso!
O Grupo NotreDame Intermédica está atualizando as políticas de privacidade para garantir ainda mais segurança e sigilo dos seus dados pessoais.Tem sido realizado uma ação de comunicação por meio do seu e-mail cadastrado junto ao Grupo com o assunto O GNDI cuida da sua Privacidade.Ao receber esse e-mail, leia-o atentamente e realize o aceite do termo de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).É muito importante que você leia e aceite esse termo para que o Grupo NotreDame Intermédica continue cuidando da sua privacidade com ainda mais segurança e transparência.
Relatório da AdministraçãoA Administração da Clinipam Clínica Paranaense de Assistência Médica Ltda. submete à sua apreciação o Relatório da Administração e as correspondentes Demonstrações Financeiras, acompanhadas do relatório do Auditor Independente, referente ao exercício findo em 31 de dezembro de 2021.Mensagem da AdministraçãoA Clinipam, atualmente denominada com a marca GNDI Sul faz parte do Grupo Notre Dame Intermédica, e oferecemos planos de assistência à saúde, provendo serviços de qualidade com custo-benefício atrativo.Acreditamos que nosso modelo diferenciado de atendimento na saúde, caracterizado por uma estrutura verticalmente integrada, representada por nossa Rede Própria de hospitais, prontos-socorros e clínicas, permitiu que nos destacássemos entre as principais operadoras de planos de assistência à saúde na região Sul do Brasil.O ano de 2021 apresentou inúmeros desafios, principalmente no primeiro semestre com a segunda onda da Pandemia de Covid-19, somada a retomada dos atendimentos eletivos. Foram registrados números recordes de novos casos e óbitos ao longo dos primeiros meses do ano. Ao final de abril de 2021, o número de óbitos decorrentes da Covid-19 em quatro meses já era superior ao total do ano anterior. Em paralelo, o avanço da vacinação da população adulta, iniciada em janeiro de 2021, mostrou-se imprescindível para o controle do surto pandêmico, de tal forma que observamos uma queda acentuada de novos casos e óbitos no segundo semestre de 2021.Apesar das inúmeras adversidades, o Grupo Notre Dame Intermédica continuou na busca de fortalecer ainda mais os pilares do seu modelo de negócio por meio da consolidação da sua presença nos seus mercados-alvos, com o lançamento da marca GNDI Sul; da continuidade do seu crescimento (M&A e orgânico), e constante aprimoramento da qualidade dos serviços médico-hospitalares, prestados principalmente por meio da nossa Rede Própria, cujos incessantes investimentos buscam a melhoria contínua no atendimento aos nossos beneficiários.Em linha com o ano de 2020, concluímos a aquisição de Hospital do Coração de Londrina (abril de 2021).Cenário macroeconômico e setorialAssim como foi observado em 2020, diversos indicadores macroeconômicos apresentaram alterações significativas ao longo do ano quando comparado com as expectativas do período pré-pandemia. Alguns desses indicadores foram mais impactados como a inflação ao consumidor medida pelo IPCA, a taxa SELIC, o Produto Interno Bruto (PIB) e a taxa de desemprego.A inflação ao consumidor medida pelo IPCA atingiu 10,1% em 2021, maior valor desde 2015. Enquanto isso, a inflação médica apresentou alta de 18,2% no período de 12 meses encerrados em junho de 2021, quando comparado aos 12 meses precedentes, segundo dados do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS).Parte desse aumento é reflexo do fim do represamento de procedimentos médicos eletivos realizado ao longo de 2020 e o encarecimento de suprimentos e insumos médicos durante o período da Pandemia.Em resposta à aceleração da inflação, o Banco Central iniciou um ciclo de alta nos juros, elevando a taxa básica de juros SELIC de 2,00% em janeiro de 2021 para 9,25% em dezembro de 2021. Esse aumento tem impacto direto na economia, freando investimentos e o consumo das famílias e aumentando o custo de capital das empresas.O Produto Interno Bruto brasileiro avançou 4,6% em 2021, retomando o patamar pré-pandemia. Em 2022, há expectativa de crescimento de apenas 0,5% de acordo com relatório FOCUS de dezembro de 2021.A taxa média de desemprego em 2021 foi de 13,2%, segunda maior da série histórica iniciada em 2012 e abaixo da taxa observada em 2020 (13,8%), refletindo a retomada parcial da atividade econômica. Houve a criação de 2,7 milhões de postos formais de trabalho entre janeiro e dezembro segundo o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).A criação de vagas formais de trabalho propiciou o crescimento em 12 meses de 3,1% do número de beneficiários de planos de saúde (+1,5 milhão de vidas), maior alta desde 2013, em função da elevada proporção de planos coletivos. A taxa de cobertura nacional passou de 24,2% em 2020 para 24,4% em 2021.Rede Própria de AtendimentoAo longo de 2021, com o objetivo de reforçar a marca foram realizadas campanhas sobre o lançamento da marca GNDI Sul, destacando iniciativas relacionadas aos diversos stakeholders (Colaboradores, Beneficiários, Corretores, Clientes, Corretores e Médicos).Com objetivo de reforçar ainda mais a presença da Rede Própria oferecida aos nossos beneficiários a GNDI Sul, em julho de 2021, concluímos as obras do Pronto Atendimento Mercês, em Curitiba/PR, uma moderna unidade dedicada exclusivamente à pediatria. A unidade oferece serviço de urgência e emergência 24h, atendimentos eletivos nas mais diversas subespecialidades pediátricas e exames complementares, alinhado ao nosso objetivo de levar qualidade assistencial aos nossos beneficiários, por meio da estratégia de verticalização, boas práticas e melhoria contínua. São aproximadamente 5 mil metros quadrados, com 17 consultórios, salas para triagem, curativos, gesso, isolamento, medicação, emergência, observação com 12 leitos e exames de raio-x e ecografia.Desempenho econômico-financeiroA Receita Operacional Líquida cresceu 36% no período, passando de R$ 857 milhões em 2020 para R$ 1 bilhão em 2021, tendo sido observado crescimento em cada uma das nossas principais linhas de receita: planos de saúde, e venda de serviços médicos hospitalares para outros planos de saúde, este último justificado pela estratégia de verticalização com aquisição de novos hospitais.As despesas administrativas, comerciais, créditos de liquidação duvidosa (PDD) e outras despesas totalizaram R$ 111 milhões, resultando em 11% da receita líquida em 31 de dezembro de 2020 e permanecendo no mesmo percentual para em dezembro de 2021, fruto de uma busca constante por melhorias de produtividade.O lucro líquido do exercício findo em dezembro de 2021 atingiu R$ 60,6 milhões. A produtividade se traduz em ganho de escala conforme crescemos nosso negócio e adquirimos novas empresas com significativos ganhos de sinergia ao longo do tempo.Política de destinação dos resultados do exercícioEm conformidade com a legislação societária, após absorção dos lucros/ prejuízos acumulados, e distribuição de dividendos, o saldo remanescente foi transferido, para conta de reserva de lucros.Principais investimentos realizadosA busca pelo aprimoramento contínuo da qualidade e excelência na prestação de serviços de assistência integral à saúde é incessante, e por isso continuamos a realizar investimentos relevantes em nossos ativos e operações. No ano de 2021 a operadora fortaleceu suas as atividades estruturando as aquisições ocorridas no ano de 2020 que foram o Hospital do Coração de Balneário Camboriú no Estado de Santa Catarina, o Hospital Santa Brígida em Curitiba no Estado do Paraná e a da LifeDay operadora de planos de saúde.Em abril de 2021, a Companhia concluiu a aquisição do Hospital do Coração de Londrina, que conta com 248 leitos, sendo 83 leitos UTI, distribuídos em duas unidades localizadas em Londrina/PR.Os resultados obtidos em 2021 fortalecem nossa certeza de que estamos no caminho certo, oferecendo uma proposta de valor inigualável a nossos clientes, provendo atendimento de qualidade a preços acessíveis.Gestão de PessoasEm 2021, a área de Recursos Humanos fortaleceu ainda mais a cultura organizacional da Operadora, reforçando o espírito empreendedor com uma abordagem profissional e única. A Operadora acredita que uma equipe comprometida com o cliente e experiente no setor de assistência à saúde constitui vantagem competitiva decisiva no complexo mercado de atuação.Além disso, ao longo de 2021, a Operadora continuou a fortalecer dois pilares estratégicos: acolhimento e qualidade. O Operadora acredita que acolhimento é comportamento chave para uma organização focada no cliente. Diversas atividades foram desenvolvidas para reforçar o engajamento dos colaboradores no acolhimento ao beneficiário.O número de colaboradores da Operadora em dezembro de 2021 é de 1603.EndividamentoNosso endividamento (representado por empréstimos e financiamentos e obrigações contratuais - circulante e não circulante), atingiu o montante total de R$ 121.551,17, já o montante de caixa e equivalentes de caixa e aplicações financeiras circulante era de R$ 12.624.606,20.Declaração sobre capacidade financeiraA Operadora dispõe e tem capacidade financeira suficiente para cumprir as obrigações, junto a ANS e seus fornecedores.Relacionamento com Auditor IndependenteAo longo do exercício de 2021, a Operadora utilizou os serviços de auditoria independente da Grunitzky Auditores Independentes S.S. para realizar auditoria e emitir relatórios sobre as demonstrações financeiras individuais da Operadora. A administração da Operadora informa que tem como política não contratar o auditor independente em serviços de consultoria que possam gerar conflitos de interesse. A administração e seu auditor independente entendem que os serviços mencionados não geram conflitos de interesse e, portanto, não apresentam riscos de independência de acordo com as regras vigentes no Brasil.A Administração.Arquivos para Download:DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDIVIDUAISRELATÓRIO DO AUDITOR INDEPENDENTE SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRASRELATÓRIO DE ADMINISTRAÇÃO
Você e um amigo ganham vantagens para cuidar ainda mais da saúde.Quer ganhar um vale iFood no valor de R$ 100,00? Indique um dos planos de saúde GNDI Sul para um amigo.*E ele ainda ganha 70% de desconto na primeira mensalidade!**Veja como é fácil:Passo 1: Acesse a página da campanha Indique e Ganhe - gndisul.com.br/indiqueeganhePasso 2: Faça o cadastro com o número da carteirinha, dados pessoais e de contato.Passo 3: Após submeter as informações, você receberá um e-mail com o token e link para indicação.Passo 4: O link identificado por ID deve ser compartilhado com a pessoa que você gostaria de indicar.Passo 5: A pessoa indicada deve acessar o link e inserir os dados para contato.Passo 6: A equipe comercial entrará em contato com a pessoa indicada e, após o fechamento da proposta, autorizará a bonificação.Passo 7: Pronto. Você, beneficiário(a), ganhará um vale iFood no valor de R$ 100,00 e o beneficiário indicado receberá 70% de desconto na primeira mensalidade do plano.ACESSE E PARTICIPE: gndisul.com.br/indiqueeganhe1 - *A Campanha “INDIQUE E GANHE” é direcionada para beneficiários do GNDI Sul, que poderão fazer a indicação de novos clientes, exclusivamente pessoa física, para os produtos Individual e Familiar GNDI Sul, do Estado do Paraná e Santa Catarina, exceto o SÊNIOR.2 - **Cada indicação realizada será contabilizada por contrato, independentemente do número de pessoas que serão cadastradas. Ou seja, se o plano for familiar, o desconto será contabilizado apenas na mensalidade do beneficiário indicado.3 - Para que o beneficiário do GNDI SUL, seja ele titular ou dependente, com contrato ativo, receba o vale iFood no valor de R$ 100,00, será necessária a efetivação do contrato (assinatura do contrato de plano de saúde pelo INDICADO). O beneficiário INDICADO ganhará o desconto de 70% (setenta por cento) na sua primeira mensalidade.4 – Promoção válida de 01/03/2022 a 31/12/2022. Consulte o regulamento completo em: https://gndisul.com.br/indiqueeganhe/regulamento
Oscilações de temperatura e baixa umidade relativa do ar aumentam os riscos de doenças respiratórias nas estações mais frias do ano; saiba como se proteger.O outono chegou e a tendência é de dias com temperaturas menores e tempo seco. Com o friozinho à vista é hora de tirar as roupas mais quentinhas e os cobertores do armário e a combinação de todos esses fatores é um prato cheio para desencadear doenças respiratórias e alérgicas, causadas, respectivamente, por bactérias e vírus e fungos e ácaros.
No post de hoje vamos falar sobre as infecções mais comuns nesta época do ano e como se proteger delas.
1. Gripe (influenza)
A transmissão do vírus da gripe é a mais comum no outono e inverno. Por isso, é importante evitar lugares fechados. Se for permanecer nesses ambientes, abra bem as janelas, com o intuito de diminuir a proliferação dos vírus.
A transmissão das síndromes gripais se dá pelo contato com objetos contaminados ou secreções das vias respiratórias dissipadas por meio de espirros, tosse ou fala. Os principais sintomas da gripe são: dor de cabeça, febre, dor nas articulações e muscular.Leia também: Influenza H3N2 - Fique de olho no novo surto de gripe
2. Resfriado
Embora as diferenças sejam sutis, gripes e resfriados não são a mesma coisa. O que justifica a confusão são os sintomas, bem similares, porém mais leves no caso dos resfriados. São eles: coriza intensa, tosse, congestionamento nasal, dor de garganta, dor no corpo e na cabeça, febre e mal-estar. Os resfriados são causados por vírus que atingem a região da garganta e do nariz.
3. Otite
É conhecida como infecção de ouvido e mais comum em crianças. É causada por vírus ou bactéria. Além de dor ou desconforto no ouvido, causa febre e dor de cabeça.
4. Sinusite
Caracteriza-se por uma inflamação dos seios paranasais e provoca dor e incômodo. Normalmente, ocorre após um resfriado e pode provocar uma obstrução do nariz ou congestão. Os desconfortos são: pressão ao redor dos olhos, inchaço, corrimento amarelo ou verde do nariz e muita dor de cabeça e na face.
5. Pneumonia
A pneumonia é um processo infeccioso ou inflamatório que ataca os pulmões. Também é causada por fungos, bactérias ou vírus. De maneira geral, provoca dor no peito ao tossir ou respirar, fadiga, febre, tosse com catarro, transpiração, náuseas e calafrios com tremor.
O quadro de pneumonia pode se agravar em pacientes idosos ou com problemas de saúde. A atenção deve ser redobrada se a doença acometer esses grupos.
Como evitar as doenças oportunistas do outono?
Alguns hábitos podem ajudar a preservar a saúde para que seu organismo não sinta os efeitos colaterais das oscilações de temperatura e do ar seco do outono e do inverno. São eles:
Beber bastante líquido
Com o ar mais seco, é essencial beber bastante líquido e manter o corpo hidratado. Algumas doenças respiratórias surgem porque o ar frio deixa as vias aéreas mais secas, propiciando a instalação de vírus e bactérias.
Hidratação da pele
Nas estações mais frias do ano, a pele costuma ficar mais seca que o comum.
Para evitar irritações, rachaduras e alergias superficiais, use hidratantes, não tome banhos muito quentes e demorados e diminua o uso de buchas corporais.
Higienização das mãos
O bom hábito que adquirimos durante a pandemia deve persistir, sobretudo no outono e no inverno. Lavar bem as mãos ou usar o álcool em gel pode evitar a transmissão de doenças respiratórias e também gastrointestinais.
Higienização da casa e das roupas
A limpeza das roupas e doméstica (principalmente cobertas, carpetes e cortinas) evita a proliferação de bactérias, ácaros e fungos, proveniente de poeira. São eles que propiciam as alergias e doenças respiratórias.
Mantenha as vacinas em dia
A vacinação contra a Covid-19 e as doses de reforço e as vacinas contra a gripe ajudam a aliviar os sintomas e evitam a evolução para quadros graves das doenças.
Hábitos saudáveis
Mantenha hábitos saudáveis como tempo de sono adequado, alimentação saudável e prática regular de exercícios físicos. Tudo isso ajuda a manter a imunidade em dia e evitar infecções.
Estudo do IBGE ponta que a obesidade mais que dobrou no Brasil em 16 anos; SOS Balança e Em Movimento ajudam beneficiários a perder peso e adotar hábitos saudáveis
Dizem que o ano só começa depois do Carnaval e se você colocou o emagrecimento na sua lista de resoluções para 2022, ainda dá tempo de recuperar os meses perdidos. Aliás, quando falamos sobre a saúde, sempre é hora de recomeçar para melhorar a qualidade de vida, aumentar a autoestima e alcançar a longevidade. A expectativa de vida dos brasileiros está subindo e quem quer viver com bem-estar no futuro precisa começar a se cuidar no presente.
Perder peso não está relacionado apenas às questões estéticas. Além de fazer as pazes com o espelho, diminuir alguns quilos na balança pode te ajudar a driblar a obesidade. A doença é crônica e caracterizada principalmente pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. A curto e longo prazo acarreta prejuízos à saúde porque é porta de entrada para outras doenças crônicas como hipertensão, diabetes e cardiopatias, além de ser um fator de risco para cânceres, apneia do sono, entre outros problemas que podem ser evitados.
Para se ter ideia sobre a gravidade do problema, a proporção de obesos na população com 20 anos ou mais de idade mais que dobrou no Brasil entre 2003 e 2019, passando de 12,2% para 26,8%. Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde 2019, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A coleta de dados envolveu 108 mil domicílios no País e apontou que a obesidade feminina subiu de 14,5% para 30,2%. Já a obesidade masculina passou de 9,6% para 22,8%.
Outro dado do estudo demonstra que o excesso de peso atingia 60,3% da população de 18 anos ou mais de idade, o que corresponde a 96 milhões de pessoas, sendo 62,6% das mulheres e 57,5% dos homens.
Recomeço
Se você está lendo esse texto e está preocupado por se encaixar no perfil apresentado pela pesquisa do IBGE, pode respirar aliviado porque o sobrepeso e a obesidade têm cura e o GNDI Sul têm pode te ajudar.
O pontapé da mudança é a mudança do estilo de vida. Novos hábitos como a adoção de uma alimentação saudável e a prática regular de atividades físicas vão te ajudar a emagrecer sem milagres e com muita saúde. Estamos falando de dois programas do Centro de Qualidade de Vida (CQV): o “SOS Balança” e o “Em Movimento”.
S.O.S Balança
O foco do S.O.S Balança é dar suporte para os beneficiários adotarem um estilo de vida mais saudável. Como fazer uma mudança de hábito? Cortar o carboidrato é saudável? Que dicas de receitas podem ser utilizadas na rotina do dia a dia para não deixar o processo monótono? Qual a atividade física ideal? As dietas da moda funcionam? As respostas para essas e outras perguntas serão respondidas durante o SOS Balança.
Com duração de dois meses e encontros semanais em grupo online, o programa combina atividades lúdicas e palestras realizadas por uma equipe de nutricionistas, psicólogas, enfermeiras e educadores físicos.n
O programa também contribui, por meio de mudanças de hábitos, a minimizar sintomas de ansiedade. Hoje já ouviu falar na expressão mens sana in corpore sano? O dito popular traduz perfeitamente essa conexão entre a saúde física e mental, que também é trabalhada pelos profissionais do S.O.S Balança.
Em Movimento
Mexer o esqueleto faz bem para o corpo e para a mente e é algo que deve estar na rotina de quem quer adotar um estilo de vida saudável. “Nosso foco é reduzir a população de sedentários e por isso disponibilizamos esse treinamento teórico e prático de sete semanas no qual abordamos temas como autogestão, exercício físico, alimentação e higiene do sono”, destaca Diego Mariano, que coordena o programa.
As aulas ensinam os participantes a fazerem exercícios em casa e abordam quatro pilares: como organizar o tempo para praticar atividades físicas regularmente; os métodos dos exercícios; a alimentação saudável, que é o combustível do corpo e possibilita gerar energia mexer o corpo; além da importância do sono para ajudar a manter esses novos hábitos.
Já em relação à questão social, basta olhar ao redor e observar uma consequência da pandemia que afetou a saúde mental de pessoas no mundo todo: a Covid-19 nos privou da convivência com amigos e familiares. “O isolamento trouxe um impacto na nossa estrutura social. Passamos a valorizar os encontros, como nunca. Afinal, o homem é um ser social. A prática de atividade física regular contribui para você ser parte de um grupo de pessoas que estão buscando o autocuidado. Um objetivo comum estimula a união e a criação de novos vínculos de amizade. Tudo isso fortalece, ao mesmo tempo, a saúde física e mental”, afirma Mariano (Diego).
A meta do Em Movimento é que, em dois meses, após essas orientações práticas, os beneficiários estejam preparados para estabelecer uma rotina de exercícios dentro de sua realidade. Os encontros são online e os grupos de Whatsapp contribuem para o acompanhamento e motivação dos participantes.
A fraude em boletos bancários é, infelizmente, mais comum do que se imagina. O golpista se aproveita do fato da vítima não utilizar os canais oficiais de atendimento e envia um boleto com linha digitável e código de barras alterados. Há apenas três maneiras de você obter o Boleto Digital GNDI SUL: Por e-mail, enviado pelos endereços: faturamento.boleto@clinipam.com.br ou clinipam_mail@clinipam.com.br Pela Central de Atendimento Empresarial da sua regiãoNa Área do Cliente Empresa no Portal GNDI SULConfira os dados que constam no boleto de cada banco emissor: Santander: código do banco: 033-7, agência: 0084 e conta corrente da NotreDame Intermédica Sul: 4664272Caso o seu boleto contenha informações divergentes ou você receba alguma ligação para troca do boleto, entre em contato imediatamente com a Central de Atendimento da sua região, durante o horário comercial.