Aqui você encontra materiais e releases da assessoria de imprensa CLINIPAM.
Mote da campanha da ACBG Brasil é um alerta para a prevenção e diagnóstico para tumores que podem ser fatais e que devem acometer 40 mil pessoas por ano até 2025, segundo o Inca
A campanha Julho Verde evidencia a importância da prevenção e o diagnóstico precoce no combate ao câncer de cabeça e pescoço. A campanha é protagonizada pela Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço (ACBG Brasil). Em 2023, o tema escolhido é: “O câncer tá na cara, mas às vezes você não vê”.
A mensagem quer despertar a conscientização da população e é um sinal de alerta: o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima para o triênio 2023/2025 o surgimento de cerca de 40 mil casos novos destes tipos de doença por ano no Brasil.
Os tumores de cabeça e pescoço são uma denominação genérica do câncer que se localiza em regiões como boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago, tireóide e seios paranasais. Tais tumores mexem, portanto, com a estética facial, além de prejudicarem a deglutição, a alimentação e a voz do paciente.
O câncer de boca, laringe e demais sítios é hoje o segundo mais frequente entre os homens, atrás somente do câncer de próstata. Nas mulheres, é o quinto mais comum, ficando atrás do câncer de mama, tireoide, cólon e reto. E, ainda de acordo com o Inca, o câncer de cavidade oral é o sétimo mais comum no Brasil.
O uso excessivo de bebidas alcoólicas ou de cigarro são fatores de risco para a doença, assim como a exposição excessiva aos raios solares. O HPV também pode originar esses tumores. O diagnóstico da doença entre jovens (menores que 45 anos) tem se tornado frequente em razão do HPV.
Diagnóstico precoce
Na maioria das vezes, os tumores de cabeça e pescoço podem ser silenciosos, ou seja, são assintomáticos no início da doença, o que leva ao diagnóstico tardio. Por isso, fazer o diagnóstico das lesões iniciais é fundamental para aumentar a probabilidade de cura.
Cerca de 60% dos casos de câncer de cabeça e pescoço são diagnosticados tardiamente, aumentando as possibilidades de sequelas e diminuindo as chances de cura do paciente.
O autoexame é um aliado e pode ajudar significativamente na descoberta de tumores ou de alterações. O autoexame é simples e consiste na inspeção visual e palpação, devendo ser realizada em frente ao espelho com boa iluminação. Outros sinais visíveis são manchas brancas na boca, dor local, lesões com sangramento ou cicatrização demorada, nódulos no pescoço, mudança na voz e rouquidão, e dificuldade para engolir, por exemplo. E por serem tumores aparentes, além dos males físicos, mexem com a autoestima.
Tratamentos
Nos últimos anos novas drogas promissoras têm conseguido melhorar o prognóstico dos pacientes, com uma ação mais eficiente e menos agressiva ao organismo, como as imunoterapias e terapias-alvo. Além dos novos fármacos e também das terapias tradicionais, a conscientização sobre esses tumores está no radar de entidades como a ACBG. Leia a seguir como se prevenir dessas doenças:
? Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
? Não fumar;
? Ter alimentação rica em frutas, verduras e legumes;
? Manter boa higiene bucal;
? Usar protetor solar e evitar exposição ao sol prolongada;
? Usar preservativo (camisinha) na prática do sexo oral;
? Manter o peso corporal adequado;
? Recomendar a vacinação do HPV para os meninos de 11 a 14 anos e para meninas de 9 a 14 anos.
Como sempre dizemos aqui no nosso blog, a prevenção é o melhor remédio. Por isso, cuida da sua saúde!
A Hapvida NotreDame Intermédica, maior operadora de saúde privada da América Latina, apresenta sua nova campanha institucional, enfatizando o compromisso em cuidar das mais de 16 milhões de vidas com acolhimento, carinho e confiança. A empresa relembra suas origens aos seus clientes, a começar pelo próprio nome, Hospital Antônio Prudente (HAP), inaugurado em 1979 em Fortaleza.A campanha mostra que o objetivo da Hapvida NotreDame Intermédica é valorizar a vida, promovendo saúde e bem-estar. “Queremos conversar com os nossos clientes e convidá-los a essa reflexão, sobre a importância da vida, e nos apresentarmos, não como aqueles que os apoiarão na hora da doença, mas como um amigo para toda a sua jornada, ajudando a mantê-los saudáveis e em condições de aproveitar o melhor que a vida tem a oferecer. Outro objetivo é mostrar que estamos em constante evolução, pois nosso propósito é facilitar o acesso à saúde", explica Jaqueline Sena, vice-presidente de Marketing e Odontologia da Hapvida NotreDame Intermédica.A campanha também enfatiza a importância da Medicina Preventiva e programas de assessoramento especializado, como Gestar Bem, Viver Bem e Sinta-se Bem. Além disso, a Hapvida NotreDame Intermédica aposta na automação, inteligência artificial e digitalização de serviços para aprimorar a eficiência dos processos, facilitando o acompanhamento da jornada do paciente.A humanização da marca é um dos focos da campanha, destacando o slogan "Onde há vida, Hapvida NotreDame Intermédica". A divulgação abrange diversos meios, como vídeos, spots de rádio, banners digitais, painéis, outdoors e redes sociais, e se direciona a colaboradores, ao mercado e aos corretores.Com 77 anos de experiência no cuidado com a saúde, a Hapvida NotreDame Intermédica incentiva a importância da prevenção e do autocuidado. Por meio de melhorias e soluções, visamos facilitar a jornada dos nossos clientes em todos os momentos.Confira os vídeos da campanha:1) 2)
É sempre bom pensar em todos os detalhes para viajar sem preocupações e um dos pontos mais importantes é o cuidado com a saúde
As férias de julho estão no ar e essa é uma oportunidade esperada por muitas famílias para viajar. E para evitar dor de cabeça no período de descanso e lazer, tome algumas providências para garantir a segurança e o bem-estar de todos os viajantes.
Como sempre dizemos por aqui: é sempre melhor prevenir do que remediar! Pequenas medidas de medicina preventiva podem ser colocadas em prática para evitar imprevistos no período de lazer. Confira nossas dicas a seguir.
1. Observe a saúde de todos os membros da família. Antes de arrumar as malas, veja se as consultas médicas, principalmente das crianças e idosos estão em dia. Observar se a carteira de vacinação está completa também é uma boa pedida. O ideal é fazer a imunização o quanto antes. Quando você recebe a vacina, o organismo reconhece a formação de anticorpos e leva, em média, de 10 a 15 dias para fazer efeito.
2. Organize sua farmacinha.Se alguém na família estiver fazendo uso de medicamentos contínuos, separe as quantidades necessárias para toda a viagem. Verifique também se é necessário solicitar receitas médicas atualizadas.
3. Mantenha uma alimentação equilibrada. Durante as férias, é comum deixar os cuidados com a alimentação de lado. Contudo, o consumo de alimentos nutritivos é importante para que o sistema imunológico esteja em pleno funcionamento. Por isso, consuma com moderação aqueles que contêm excesso de sódio, açúcar e gordura. Outros cuidados também podem ajudar a manter o bom funcionamento do organismo, como:
– Consumir água: não esqueça da ingestão de líquidos quando estiver fora da rotina. – Garantir rotina de sono: um corpo cansado fica mais suscetível a doenças.
4. Exercite-se em família. As férias são propícias para momentos de lazer ao ar livre. Portanto, realize atividades físicas em família, como caminhadas até os pontos turísticos. Em algumas cidades há aluguel de bicicletas. Jogar queimada, vôlei e futebol também podem entrar na programação das férias. Além da promoção da saúde, as atividades físicas criam laços afetivos.
5. Aproveite os benefícios da telemedicina. As consultas online acompanham você e sua família independente do destino, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Caso surja alguma necessidade, busque ajuda de um profissional. Por isso, não esqueça a carteirinha do seu plano de saúde.
Agora que você já sabe que cuidados deve tomar antes de pegar a estrada, é só arrumar as bagagens. Boa viagem e até o próximo post.
Campanha foi instituída por lei no Brasil para chamar a atenção sobre a importância da prevenção, diagnóstico e o tratamento da doença
A campanha “Julho Amarelo” foi criada para conscientizar a população sobre a importância de prevenir e controlar as hepatites virais. A doença é encarada como um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo e causa, aproximadamente, 1,4 milhões de mortes anualmente, seja por infecção aguda, câncer hepático ou cirrose associada às hepatites.
Mas, afinal, o que é hepatite? Trata-se de uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.
Um dos maiores perigos da hepatite é que, algumas vezes, é uma doença silenciosa e o diagnóstico pode ser demorado. Em outros pacientes, a infecção dá alguns sinais. São sintomas da hepatite: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
No caso específico das hepatites virais, que são o objeto da campanha Julho Amarelo, instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019, as infecções são causadas por vírus classificados pelas letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E.
Leia a seguir sobre as formas de contágio e as características de cada uma delas.
– Hepatite A: concentra o maior número de casos. Está diretamente relacionada às condições de saneamento básico e de higiene. É uma inflamação leve e que se cura sozinha. Existe vacina.
– Hepatite B: é o segundo tipo com maior incidência. É transmitida por meio de relações sexuais e contato sanguíneo. A prevenção se dá através da vacina, associada ao uso do preservativo.
– Hepatite C: o contato com sangue é a forma de contágio. É considerada a maior epidemia do globo na atualidade, cinco vezes superior à AIDS/HIV. A hepatite C pode causar cirrose e câncer de fígado e, por isso, é a principal causa de transplantes de fígado. Não tem vacina.
– Hepatite D: causada pelo vírus da hepatite D (VHD) ocorre apenas em pacientes infectados pelo vírus da hepatite B. Portanto, a imunização contra a hepatite B também protege de uma infecção com a hepatite D.
– Hepatite E: causada pelo vírus da hepatite E (VHE) é transmitida por via digestiva (transmissão fecal-oral). Por estar relacionada a problemas sanitários, causa grandes epidemias em certas regiões. A hepatite E não se torna crônica, contudo, o quadro pode ser grave em mulheres grávidas.
Como prevenir a hepatite?
Como falamos no tópico anterior, além da vacinação, que evita alguns tipos de hepatite (A e B), a prevenção está associada a bons hábitos de higiene, como:
- Higienizar corretamente os alimentos com água clorada por 10 minutos;
- Beber somente água potável;
- Usar preservativo nas relações sexuais;
- Não compartilhar seringas e objetos pessoais (escova de dente, lâminas de barbear, alicates, lixas, espátulas);
- Consumir álcool moderadamente (o excesso pode aumentar o risco de desenvolver as complicações da doença);
- Antes de engravidar, as mulheres devem fazer o teste para saber se são portadoras dos vírus das hepatites B e C.
Com o objetivo de tornar sua experiência ainda mais fácil e prática, a partir do 01/07/2023, o aplicativo e portal Clinipam serão reformulados. Uma versão ainda mais moderna e intuitiva para cuidar bem do seu sorriso.
Rede de atendimento
Saiba como consultar a rede de dentistas credenciados:
• Acesse o site clinipam.com.br
• Clique em “Guia Médico”
• selecione a opção “Rede Odonto”
Em nossos canais, você pode consultar a rede de atendimento disponível de acordo com o seu plano. Ah! Não esqueça de verificar também as suas carências contratuais.Importante: Caso você não possa comparecer à consulta, desmarque o atendimento. Assim, outro paciente poderá usar a sua vaga.
Carteirinha e documentação para atendimento
Sua carteirinha não vai mudar! Clientes Odonto continuam sendo atendidos com a mesma carteirinha do plano odontológico Interodonto.
Em todo atendimento, apresente sua carteirinha do plano contratado juntamente com o documento oficial com foto (RG ou CNH) e CPF. Para menores de 18 anos que não possuem carteira de identificação, basta apresentar a certidão de nascimento, juntamente com o documento de identificação do responsável.
Serviço: Para dúvidas e sugestões sobre rede a credenciada odontológica, entre em contato:SAC Interodonto: 0800 016 8900
A partir de 1º de julho, a Clinipam, uma empresa Hapvida NotreDame Intermédica, terá mais serviços online para facilitar o seu dia-a-dia.App Clinipam• Agendamento e cancelamento de consultas na Rede Própria• Agendamento e resultados de exames nas Unidades da Rede Própria• Emissão de boletos• Teleconsulta• Solicitação e acompanhamento de autorizações• Carteira eletrônica• Clube de vantagens E muito maisSite Clinipam• Agendamento e cancelamento de consultas na Rede Própria• Agendamento e resultados de exames nas Unidades da Rede Própria• Teleconsulta• Emissão de boletos• Guia Médico• Chat on-line• Central de Serviços• Carteira on-line E muito maisTotens de Autoatendimento• Agendamento e cancelamento de consultas na Rede Própria• Agendamento e resultados de exames nas Unidades da Rede Própria• Boletos• Emissão de 2ª via da carteirinha• Atualização de dados• Abertura de atendimento eletivo e de urgência E muito maisAtualização de App e SenhaA partir de 01/07 atualize o app Clinipam na sua loja de aplicativos.Para acessar todas as funcionalidades, será necessário redefinir a senha e seguir as orientações que aparecerão na sua tela.Para facilitar a forma de acesso o seu login pode ser feito com o cpf ou a nova carteirinha.Esse processo é importante para garantir sua segurança e a proteção dos seus dados.
Prezado(a) beneficiário(a)Comunicamos que, a partir de 11 de agosto de 2023, o HOSPITAL IRMANDADE DO SR JESUS DOS PASSOS E IMPERIAL HOSPITAL DE CARIDADE – BAÍA SUL FILIAL, localizado na Rua Menino Deus, 376, Centro, Florianópolis/SC, não fará mais parte do quadro de prestadores da Clinipam, uma empresa Hapvida NotreDame Intremédica, por motivos alheios a nossa vontade.De forma a assegurar a manutenção do atendimento aos nossos beneficiários, informamos os prestadores substitutos. Confira abaixo:HOSPITAL SOS CARDIOENDEREÇO: Rodovia SC-401, nº 121 - Itacorubi - Florianópolis/SCOBS. 1: Consulte a rede de atendimento do seu plano, abrangência geográfica, bem como os horários de atendimento.OBS. 2: Verifique se o prestador IRMANDADE DO SR JESUS DOS PASSOS E IMPERIAL HOSPITAL DE CARIDADE – BAÍA SUL FILIAL faz parte da sua rede credenciada.
Para a Clinipam, uma empresa Hapvida NotreDame Intermédica, sua segurança é fundamental!Por isso, ao utilizar o seu plano de saúde, é necessário apresentar um documento oficial com foto.Para os beneficiários menores de idade, basta apresentar o RG ou a Certidão de Nascimento, juntamente com o documentode identificação do responsável.
Acúmulo de gorduras pode ser porta de entrada para doenças crônicas como hipertensão e diabetes
A obesidade pode ser definida como uma doença crônica, que se caracteriza principalmente pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) são mais de 20 milhões de indivíduos obesos no Brasil. Na população adulta, 12,5% dos homens e 16,9 % das mulheres apresentam obesidade e cerca de 50% têm excesso de peso (sobrepeso). Outro dado, da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima que até 2030, mais da metade do mundo será obesa.
Mas por que a obesidade é uma doença tão preocupante? É sobre isso que vamos falar neste artigo.
Porta de entrada para doenças crônicasO acúmulo de gordura no organismo aumenta o risco de doenças, como:
• Hipertensão arterial;
• Aumento do colesterol e triglicérides;
• Diabetes;
• Apneia do sono;
• Gordura no fígado;
• Infarto do miocárdio;
• Acidente vascular cerebral;
Além dos aspectos físicos, a obesidade causa danos para a saúde mental. A obesidade, sobretudo nas crianças e adolescentes, pode afetar a autoestima e prejudicar as relações pessoais. Como consequência, pode levar a quadros de ansiedade e depressão.
Mas quais são as causas da obesidade?
A obesidade é uma doença multifatorial. Isso significa que não tem causa específica. Ela pode ser uma resposta genética, ou seja, as pessoas podem herdar a disposição para obesidade como um metabolismo mais lento. Outros problemas, como a alteração na tireoide, por exemplo, também podem levar à obesidade.
Além de fatores genéticos, os maus hábitos - como o sedentarismo e a alimentação ruim - podem ser um motivo para o ganho excessivo de peso. Daí a importância de melhorar a qualidade dos alimentos que ingerimos. Portanto, não é só a quantidade que causa o acúmulo de gorduras.
Açúcar, gorduras ruins e processados, por exemplo, se não forem consumidos em baixa quantidade, podem causar danos para o organismo. Uma alimentação balanceada, formada por proteínas, carboidratos complexos (sobretudo vindos das frutas e farinhas e cereais integrais), além de grãos, verduras, legumes, frutas e outros alimentos in natura devem estar presentes no cardápio diária.
Além do estilo de vida, a obesidade também está relacionada a fatores psicológicos. Estudos apontam que transtornos da mente são gatilhos para a compulsão alimentar. O estresse e a ansiedade estão intimamente ligados à obesidade. Afinal, a comida (principalmente os doces e os processados), muitas vezes, é encarada como um refúgio ou uma recompensa para quem está com as emoções alteradas.
Sintomas da obesidade
Os sinais da obesidade são visíveis a olhos nus: além das roupas que não servem mais, as pessoas têm dificuldade de realizar algumas atividades fáceis do cotidiano, como amarrar um calçado, aumento do ponteiro na balança e maior vontade de comer. Contudo, esses não são os únicos sintomas. Também são sinais de obesidade:
• Episódios de apneia do sono;
• Dificuldade para movimentar-se;
• Cansaço frequente;
• Distúrbios no ciclo menstrual nas mulheres;
• Falta de ar devido ao peso sobre os pulmões;
• Dermatites e infecções provocadas pela formação de fungos nas possíveis dobras formadas pela pele;
• Dores pelo corpo com frequência;
• Doenças que afetam o funcionamento do metabolismo, como hipertensão e diabetes.
Pessoas com obesidade podem apresentar um ou mais sintomas dessa lista. Todavia, profissionais da saúde, como médicos e nutricionistas são os responsáveis por fazer esse diagnóstico.
Aliás, como já mencionamos neste artigo, por ser uma doença multifatorial, o diagnóstico é complexo e individualizado. O profissional da saúde irá analisar o estilo de vida, o padrão de alimentação, a genética familiar (condições que podem ser passadas de pai para filho), entre outros fatores psicológicos.
O IMC
Uma das medidas utilizadas por médicos e nutricionistas é calcular o Índice de Massa Corpórea (IMC), que considera a relação entre o peso e a altura. Esse parâmetro avalia se uma pessoa tem algum nível de sobrepeso ou obesidade. Por exemplo: quando o IMC é maior do que 30, pode significar que a pessoa apresenta algum nível de obesidade.
Outra ferramenta utilizada pelos médicos é analisar o percentual de gordura corporal de modo individualizado, por meio da bioimpedância. Alguns exames de sangue também podem ser necessários, como glicemia, índices de colesterol, dentre outros.
Tratamento
O tratamento para obesidade envolve uma abordagem multiprofissional. Geralmente, os pacientes com sobrepeso ou obesidade podem precisar de acompanhamento com nutricionista, psicólogo, educador físico, dentre outros. O acompanhamento poderá ser pontual ou em conjunto com todos eles.
A prescrição inclui mudanças no estilo de vida, uma dieta equilibrada, a prática de atividades físicas e cuidados com a saúde mental. Em alguns casos, o uso de medicamentos é uma alternativa para controlar o apetite do paciente e reduzir a absorção de gordura pelo organismo.
Prevenção
Por fim, vale dizer que não existe fórmula mágica para prevenir a obesidade. O melhor caminho, sem dúvidas, é adotar um estilo de vida saudável que inclui:
• uma alimentação que dá preferência para alimentos naturais, como verduras, frutas e legumes e carboidratos integrais;
• praticar exercícios físicos, dando preferência para caminhadas e subir escadas ao invés de pegar o elevador, por exemplo, são mudanças que fazem a diferença;
• adotar hábitos que te ajudem a fazer a manutenção da sua saúde mental, como convivência com amigos e familiares e atividades de lazer, além de terapias.Obesidade em crianças
O dia 3 de junho foi escolhido como a data para conscientizar a população sobre os desafios enfrentados pelas crianças que sofrem com a obesidade. Neste sentido, estudos indicam que pais com obesidade apresentam 80% de chance de terem filhos com o mesmo quadro. Esse número cai para 40% se apenas um dos pais for obeso e para 10% se os pais tiverem uma alimentação de qualidade.
Daí a importância da adoção de bons hábitos para a família toda. As crianças devem ter acesso a uma alimentação saudável para um desenvolvimento pleno e assim manter o peso ideal. Portanto, os pais não devem descuidar da alimentação. Além disso, eles devem estimular a movimentação dos pequenos e reduzir o tempo de exposição e uso de telas de TV, computadores, smartphones e tablets. O uso de equipamentos eletrônicos não deve ultrapassar 2h diárias.
A partir de 1º de julho, você poderá solicitar autorização de onde estiver, desde cirurgias até tratamentos oncológicos, terapias e exames de alta complexidade.Exames laboratoriais (exceto exames de genética e do pezinho) não necessitam de autorização, basta apenas se dirigir a um de nossos postos de coleta com o pedido médico e a documentação de identificação.Importante:O exame de espermograma deve ser agendado previamente.
Prezado(a) Cliente,Informamos que, a partir de 1º de agosto de 2023, o Notrelabs Senador, localizado na Rua Senador Xavier da Silva, 102, São Francisco, Curitiba/PR, encerrará suas atividades para melhorias nas instalações.O Notrelabs Centro receberá as demandas de coletas exclusivas, confira abaixo endereço e horário de funcionamento. Notrelabs CentroEndereço: Rua Monsenhor Celso, 98 - 2° andar,Centro -Curitiba - PRHorário de Funcionamento: 6h30 às 19h segunda a sexta-feira 6h30 às 13h aos sábados Horário de Coleta: 6h30 às 17h segunda a sexta-feira 6h30 às 12h aos sábados
Os casos foram registrados em aves silvestres, o que exclui riscos em consumir carne de frango ou ovos.
Recentemente, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou 31 casos de gripe aviária do subtipo H5N1 pela primeira vez no Brasil. Provocada pelo vírus influenza A, a condição raramente acomete os humanos e é conhecida como gripe do frango ou influenza aviária.
Mas, você sabe exatamente quais são os sintomas da doença? Tem receio de que possa pegar a virose ao consumir carne de frango?
Não fique imaginando coisas, leia o post a seguir e tire dúvidas sobre gripe aviária.
Consumo de frango é seguro no país
Antes de mais nada, é fundamental esclarecer que não existem motivos para pânico, pois todos os casos investigados e confirmados foram em aves silvestres migratórias - a maioria em espécies marinhas, como as gaivotas e trintas réis-de-bando. Por ser o estado com mais focos, as famosas ilhas da orla de Itapuã, Vila Velha e na região de Guarapari, no Espírito Santo, estão fechadas aos turistas por tempo indeterminado.
A boa notícia é que não houve nenhum caso, nem mesmo coleta para análise, em aves de granja. Ou seja, voltadas para a alimentação. Em outras palavras, o saboroso frango de padaria segue garantido no almoço de domingo. O mesmo vale para os ovos, que podem ser consumidos tranquilamente.
Inclusive, a Organização Mundial da Saúde (OMS) não fez nenhuma alteração no status brasileiro de livre da IAAP (influenza aviária de alta patogenicidade) por não haver ocorrências na produção comercial. Contudo, o esforço em evitar que o H5N1 chegue aos aviários é grande, visto que somos o principal exportador mundial de carne de frango e o segundo maior produtor global, atrás dos EUA.
O ser humano pode pegar gripe aviária?
Sim, o ser humano pode pegar gripe aviária. No entanto, não tem histórico de fácil infecção, muito menos altas taxas de transmissão. Em 20 anos, 874 pessoas tiveram gripe aviária no mundo. De todas elas, segundo a OMS, nenhum brasileiro sequer. Até o presente momento, não há registros de episódios em que uma pessoa adoecida tenha passado para outra.Todavia, a recomendação de quarentena é necessária se houver qualquer tipo de contato com aves contaminadas. Para saber se isso ocorreu, basta observar alguns sinais que as infectadas apresentam, entre eles, estado geral caído, andar cambaleante, convulsões, dificuldade respiratória, inchaço nos olhos, tosse e espirros.Caso veja alguma ave passando mal ou morta, o Ministério da Saúde é categórico sobre não se aproximar, muito menos tocar ou recolher, e sim acionar imediatamente o serviço veterinário ou sanitário mais próximo. Em contato direto com as secreções e fluídos de umanimal doente sem equipamentos de proteção, como máscara e óculos, as chances de contrair a gripe aviária são grandes.
Quem corre mais risco de pegar gripe aviária?
Os profissionais da linha de frente no combate a qualquer surto ou pandemia são os que correm mais riscos de contrair um vírus, como o da gripe aviária, por exemplo. Da mesma forma, aqueles que trabalham diretamente com aves, como biólogos, agentes sanitários e criadores. Porém, é esperado que essas classes sigam adequadamente as medidas de prevenção e controle.
Agora vamos imaginar que você conheça alguém que tenha adoecido ou esteja com medo de passar por essa experiência. Por isso, não custa nada saber que os sintomas da gripe aviária são parecidos com os da gripe comum e geralmente começam a aparecer de dois a oito dias após o contato com o vírus. As principais manifestações clínicas incluem: dor de garganta, febre acima de 38°C, dor no corpo, mal-estar, calafrios, fraqueza, dor abdominal, tosse seca, espirros e secreção nasal.A gripe aviária tem cura e o tratamento é baseado no uso de analgésicos, antitérmicos e remédios para náuseas. Dependendo do estágio, o médico pode recomendar medicamentos antivirais. Quando se fala em formas graves, grande parte dos pacientes terá pneumonia, além de outras complicações que podem variar de acordo com o organismo. O importante é estar atento aos sinais e procurar atendimento o mais rápido possível.Informação também é uma forma de prevenção!