Clinipam

Epilepsia: o que é, sintomas e tratamentos

Epilepsia: o que é, sintomas e tratamentos

Epilepsia: o que é, sintomas e tratamentos

A epilepsia é caracterizada por crises recorrentes que podem variar amplamente em intensidade, duração e manifestação, interferindo diretamente na qualidade de vida dos pacientes
A epilepsia afeta milhões de pessoas no mundo todo. A doença pode se manifestar em qualquer idade, desde a infância. Neste post, saiba mais sobre as causas, como é o diagnóstico, os sintomas e as opções de tratamento da epilepsia.

Entendendo a epilepsia

A epilepsia é um transtorno neurológico crônico caracterizado por convulsões recorrentes e/ou ataques epilépticos. Esse transtorno é uma condição temporária e reversível em que, por alguns minutos, os neurônios do cérebro ficam super estimulados, emitindo sinais incorretos para o corpo. É como se o cérebro tivesse sofrido uma “pane” e parasse de funcionar corretamente por alguns minutos.

Sintomas comuns da epilepsia

Os sintomas da epilepsia incluem:
- Convulsões: sintoma mais conhecido, variando de lapsos breves a episódios prolongados.
- Auras: muitas pessoas com epilepsia relatam sentir uma "aura" antes da convulsão, como cheiro estranho, gosto metálico ou “déjà vu” (sensação de já ter vivido, visto, ouvido ou feito algo, mesmo não tendo memória disso).
- Perda de consciência: pode ocorrer durante a convulsão, durando de segundos a minutos.
- Movimentos involuntários: braços e pernas podem se mover de forma brusca ou intensa.
- Confusão pós-convulsão: sensação de desorientação por minutos ou horas.

Processo de diagnóstico da epilepsia

O diagnóstico da epilepsia é feito pelo Neurologista e Neuropediatra através da avaliação dos sintomas da crise convulsiva, histórico clínico e por meio do exame físico e neurológico em que o médico faz testes de comportamento, habilidades motoras e função mental.
Vale ressaltar que o diagnóstico da epilepsia é um processo complexo que envolve uma série de testes e procedimentos para garantir a precisão.

Opções de tratamento para a epilepsia

As opções de tratamento para epilepsia incluem:
1. Medicamentos Antiepilépticos (MAEs): controlam as convulsões ao estabilizar a atividade elétrica no cérebro.
2. Cirurgia: indicada para casos refratários, removendo a área do cérebro onde as convulsões se originam.
3. Estimulação do Nervo Vago: um dispositivo envia pulsos elétricos para reduzir a frequência das convulsões.
4. Dieta cetogênica: eficaz no controle de convulsões, especialmente em crianças.
5. Terapias complementares: meditação, acupuntura, cannabis medicinal e suplementação, podem auxiliar no controle das crises, mas devem ser sempre usadas com orientação médica.

Aplicativos e tecnologias úteis para pessoas com epilepsia

O Epistemic App é um aplicativo gratuito e inédito, criado para auxiliar no controle da epilepsia. Funciona como um diário digital, registrando dados sobre as crises, gatilhos, sono, alimentação, exercícios e lembretes de medicamentos. Desenvolvido pela Epistemic, uma startup da incubadora USP/Ipen-Cietec, o app facilita o acompanhamento do paciente e a visualização das informações pelo médico, ajudando no ajuste do tratamento. Também permite que cuidadores preencham o questionário em nome do paciente.

Conclusão: a importância de um diagnóstico preciso e acompanhamento especializado para a epilepsia

O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para controlar a epilepsia e proporcionar qualidade de vida aos pacientes. Contar com um plano de saúde que ofereça acesso a Neurologistas e Neuropediatras especializados faz toda a diferença nesse processo, garantindo um acompanhamento contínuo e integrado.
Além disso, a ampla rede da Hapvida NotreDame Intermédica permite a realização de exames e terapias complementares, proporcionando um tratamento personalizado e alinhado às necessidades de cada paciente.
Priorize sua saúde e qualidade de vida com um plano que oferece cuidados especializados e suporte abrangente para condições crônicas como a epilepsia. Clique aqui e solicite uma cotação agora mesmo!